Carnaval 2020

Grupo Serpentina celebra cinco anos no Carnaval de São Luís

O objetivo do grupo é aproximar o público dos monumentos históricos de São Luís.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
O movimento faz referência à lenda da serpente adormecida na Fonte do Ribeirão.
O movimento faz referência à lenda da serpente adormecida na Fonte do Ribeirão. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O Carnaval chegou, Serpentina acordou!! A Cobra sai no sábado (22) de Carnaval da Fonte do Ribeirão, a partir das 16h, em cortejopelo Centro. Na segunda (24) sai da fonte no mesmo horário seguindo para o Laborarte, onde haverá o show no palco das crianças, a partir das 19h.

A Serpentina é um movimento que nasceu no Carnaval de 2016 para resgatar alegria do Carnaval de rua através da sua musicalidade e irreverência.

Leia também: Novidade do Carnaval do Maranhão, Circuito Rio Bacanga tem Saia Rodada, Mano Walter e Ávine Vinny

Como o próprio nome sugere, é uma serpente de 15 metros de comprimento confeccionada de armação de arame com
papel reciclado e coberta com tecido de chita – o mesmo usado por coreiras no tambor de crioula – onde é conduzida por até 12 pessoas que ficam embaixo dos módulos dando vida e movimento à Serpente.

O movimento faz referência à lenda da serpente adormecida na Fonte do Ribeirão e também lugar de partida da Serpentina. Sua finalidade é aproximar o público em geral e principalmente as crianças dos monumentos históricos e suas ruas de paralelepípedos e pedras de cantaria, transformando esse cenário em brilho e magia para o público.

O grupo tem suas próprias composições e letras. Musicalidade que faz alusão à cidade de São Luís e seu patrimônio histórico. Tudo isso composto por instrumentos de corda, percussão e sopro. Todo esse conjunto se torna uma experiência única de imersão à cultura e a arte do brincar.

Com cinco anos de existência, o grupo é formado por 12 membros permanentes que compõem o núcleo central e outros seis ocasionais de acordo com a necessidade de adequação ao espaço e ao do formato de apresentação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.