Carnaval maranhense

Oficina resgata a produção de máscaras tradicionais

A oficina está sendo ministrada pelo professor Pelé Fontenelle.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Na produção, são utilizadas técnicas técnicas tradicionais, artesanais e ecológicas.
Na produção, são utilizadas técnicas técnicas tradicionais, artesanais e ecológicas. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Com o objetivo de resgatar o uso de máscaras e adereços tradicionais do carnaval maranhense, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho realiza, na próxima quinta-feira (20), uma oficina gratuita para confecção de máscaras carnavalescas. Durante o curso, os participantes aprendem técnicas para produzir suas máscaras para uso próprio ou para a comercialização.

Rogério Braga, aluno da oficina, pretende fazer as duas coisas. “A princípio, vim para aprender a confeccionar as máscaras que vou usar no carnaval, mas gostei tanto que pretendo fazer para mim e também para vender para amigos e foliões interessados”, afirmou.

Leia também:

Museu Casa de Nhozinho abre exposição de Máscaras de Fofão

UFMA abre exposição "Máscaras de Fofão" nesta sexta-feira (7)

A diretora do Centro de Cultura, Ana Cláudia Damasceno, explica que a oficina aborda técnicas para elaboração de máscaras forradas e decoradas, noções de modelagem, utilização de materiais na produção e métodos de colagem, como papel machê, gesso e outros. A ideia, segundo ela, é resgatar as tradicionais máscaras usadas no carnaval maranhense e, ao mesmo tempo, dar ao aluno condições para criar o adereço conforme a sua imaginação.

“Aqui os alunos aprendem a produzir as máscaras com técnicas tradicionais, artesanais e ecológicas, diferentes das industrializadas; além disso, o aluno consegue expressar sua criatividade e fazer algo próprio e característico”, acrescentou Damasceno.

A oficina está sendo ministrada pelo professor Pelé Fontenelle, no horário das 13h às 18h, no Centro de Cultura, na Rua do Giz, Centro Histórico de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.