Em São Luís

Idealizador da Campanha Janeiro Branco fará palestra

A campanha é a maior do mundo em prol de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Leonardo Abrahão, idealizador da Campanha Janeiro Branco.
Leonardo Abrahão, idealizador da Campanha Janeiro Branco. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A campanha nacional “Janeiro Branco” é a maior do mundo em prol de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos. E também coloca os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.

Em São Luís, nesse propósito de levar à comunidade em geral, a importância do cuidado à saúde mental e também na dimensão social, o Centro Médico, Terapêutico e Psicossocial Estância Bela Vista vai receber o idealizador da Campanha “Janeiro Branco” o psicólogo Leonardo Abrahão, que fará uma palestra “Não deixe sua vida passar em branco!” no próximo dia 27 de janeiro, segunda-feira, às 19h, no auditório Alberto Abdalla, prédio da FIEMA, situado na Av. Jerônimo de Albuquerque, Cohama.

A iniciativa é direcionada a toda comunidade interessada, a entrada é um quilo de alimento não-perecível, as inscrições podem ser feitas através do site Sympla.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão e 18 milhões têm distúrbios ligados à ansiedade. E o que torna a situação mais preocupante é o preconceito ligado ao tratamento de algum transtorno mental.

Em 2014, o mineiro Leonardo Abrahão criou a campanha Janeiro Branco. Ele é psicólogo formado pela Universidade Federal de Uberlândia, palestrante nas áreas de Saúde Mental e Relações Humanas, professor de História e de Sociologia e autor do livro: “Promoção da vida: cuidando dos indivíduos e mudando as sociedades, todos os suicídios são evitáveis”, que relata proteção aos fatores de risco e a importância de cuidarmos das relações sociais.

A escolha do mês de janeiro não é por acaso: o período de fim de ano e início de um novo pode causar ou aumentar a ansiedade pela frustração de não ter cumprido metas ou anseio por mudanças. Embora seja liderada por psicólogos e outros profissionais da área, a ideia é que, aos poucos, uma cultura da saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com desmistificação de crenças populares sobre o assunto.

A saber, a clínica Estância Bela Vista (Rua da Oleama · Araçagi) é um espaço sócio terapêutico especializado no tratamento psiquiátrico para pessoas com dependências, e transtornos emocionais e comportamentais leves e moderados. Tem uma metodologia multimodal combinada, baseada na filosofia Humanista e absoluto respeito pelo ser humano, com o objetivo de suprir em todos os aspectos, o processo de reestruturação do paciente, da família e do entorno em que se encontram.

Não perca essa oportunidade de se aprofundar sobre Saúde Mental e Saúde Emocional.

Serviço

ONDE: Sistema FIEMA – Casa da Indústria Albano Franco – auditório Alberto Abdala – São Luís/MA

QUANDO: 27 de janeiro de 2020 das 19h.

QUANTO: 01 kg de alimento não perecível

INSCRIÇÕES: (link: https://www.sympla.com.br/nao-deixe-sua-vida-passar-em-branco__757450).

INFORMAÇÕES: https://estanciabelavista.org.b

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.