1º de janeiro

Grupo se prepara para iniciar folia de pré-Carnaval na Madre Deus

A primeira saída da Máquina de Descascar''Alho saudou o novo ano que está prestes a chegar.
Na Mira, com informações da assessoria30/12/2019 às 09h19
Grupo se prepara para iniciar folia de pré-Carnaval na Madre Deus A Máquina de Descascar’Alho percorrerá as ruas do bairro da Madre Deus. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Há 33 anos a Máquina de Descascar’Alho mostra para a capital que o carnaval no bairro da Madre Deus está firme e forte. O primeiro dia do ano de 2020 é também o dia de dar o pontapé para a temporada pré-carnavalesca em São Luís. E quando completará 34 carnavais ininterruptos, o grupo se prepara para começar a festa às 17h, no dia 1º de janeiro, na praça Estação da Máquina (Morro do Querosene – Largo do Caroçudo).

O cortejo deste ano será especial, segundo o grupo. Acompanhado do bloco de samba Fuzileiros da Fuzarca, a Máquina de Descascar’Alho percorrerá as ruas do bairro da Madre Deus e ao final do percurso, retornará ao Largo do Caroçudo para fazer o primeiro Tribuna do Samba do ano.

“O público pode esperar que vai ter muito carnaval e muito samba. A Máquina nunca deixou de fazer a alegria dos moradores da Madre Deus e de São Luís, mesmo em meio a atribulações. Este ano a Máquina vai sair outros dias também em janeiro, e em fevereiro, já como parte do projeto de 35 anos da Máquina que faremos em 2021”, conta Silvério Jr., integrante da Máquina de Descascar’Alho.

Silvério Jr, o Boscotô, vocalista e músico de surdo do grupo, adianta que a Máquina “sairá” aos domingos em horários alternativos. “Estamos programando 5 saídas dentro do projeto de Pré-carnaval para movimentar as ruas da Madre Deus e dar ao carnaval de rua de São Luís a alegria e musicalidade que ele merece”, afirma.

34 anos da Máquina

A Máquina de Descascar’Alho é um grupo nascido no coração do tradicional bairro da Madre Deus, em 1º de janeiro de 1986. O grupo foi idealizado por jovens artistas aglutinando milhares de adeptos à brincadeira. Tem no gênero as marchas de carnaval, samba, blocos, tambores e afoxés a base de seu repertório, desde interpretação de obras de reconhecidos artistas da esfera nacional a composições próprias e a valorização e resgate de composições maranhenses da ‘velha guarda’ que moravam ou costumavam frequentar o bairro boêmio.

O grupo se consolidou ao longo dos anos, participando de inúmeros festivais e shows na cidade, no circuito Centro e periferia da Ilha, como forma de estabelecer sua expressiva veia musical a fim de alcançar o reconhecimento do público em geral.

Grupo convidado

O Fuzileiros da Fuzarca é o mais antigo e tradicional bloco carnavalesco do Maranhão e o segundo do Brasil, fundado em 11 de fevereiro de 1936. Tradicionalmente, no primeiro dia do ano, acompanha a Máquina de Descascar’Alho pelas ruas do bairro como forma também de reforçar o primeiro ensaio do grupo.

O bloco, em sua maioria, é composto de pessoas da terceira idade, mas atrai jovens e crianças pela força da sua história cultural. De olho no futuro e na manutenção da tradição, o grupo desenvolve o projeto Fuzileiros do Amanhã, que integra crianças e adolescentes às atividades do bloco.

Serviço

O quê? Máquina de Descascar’Alho: Primeiro grito de carnaval

Quando? 1º de janeiro, às 17h

Onde? Largo do Caroçudo (Madre Deus)

Quanto? Aberto ao Público

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.