Dia do Fonoaudiólogo

Especialista fala sobre as funções do profissional da fonoaudiologia

Fonoáudiologa Glenda Santiago tira dúvidas sobre a área.

Paulo Pontes/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Glenda Santiago, fonoaudióloga do Grupo Mirante.
Glenda Santiago, fonoaudióloga do Grupo Mirante. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS – Na última segunda-feira (9), foi comemorado o Dia do Fonoaudiólogo. Para celebrar a data, o Imirante.com conversou com a fonoaudióloga do Grupo Mirante, Glenda Santiago, que atende semanalmente os jornalistas da empresa, inclusive Giovanni Spinucci, âncora do JM2 e participante do rodízio fixo do Jornal Nacional, da TV Globo.

Quem são as pessoas que devem procurar o fonoaudiólogo? O fonoaudiólogo pode atender o ser humano em todas as idades, desde o prematuro até o idoso. Em qualquer idade podemos ter alterações na respiração, mastigação, deglutição, fala, aprendizagem, audição, voz, memória, linguagem.

Quem são os parceiros do fonoaudiólogo na área da saúde? O fonoaudiólogo é um profissional que não trabalha sozinho, geralmente está em uma equipe multidisciplinar, e os parceiros são importantíssimos para o reestabelecimento da saúde comunicativa do paciente. Médicos otorrinolaringologista, neurologista, como pediatra, neonatologista, cirurgião de cabeça e pescoço, dentistas, das áres de ortodontista, buco-maxilo-facial, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, entre outros.

Hoje em dia existem muitos recursos tecnológicos que ajudam em diversas áreas da saúde, como a fonoaudiologia tem se beneficiado desse meio? Nos últimos anos a fonoaudiologia têm crescido muito como ciência e várias áreas novas estão surgindo assim com vários recursos tecnológicos para auxiliar na habilitação e reabilitação dos pacientes. Aplicativos para celular ou tablete, programas de computador, Ultrassom terapêutico, eletroestimulação e laser são alguns exemplos.

Antes as pessoas costumavam procurar o fonoaudiólogo apenas quando tinham algum problema de saúde, você acha que hoje há uma diferença na procura pelo profissional? Saímos de uma visão apenas curativa e ampliamos mais as ações preventivas e aperfeiçoadoras, em todas a áreas da comunicação.

Como você se sente em relação aos feedbacks que você recebe através de seus pacientes? Habilitar ou reabilitar audição, fala, voz, deglutição, que são funções essenciais ao ser humano, gera um impacto enorme na melhora da qualidade de vida de qualquer um. Contribuir nesse processo é uma felicidade imensa, só quem é fonoaudiólogo pode entender!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.