Comunidade do Bonfim

Natal do Bonfim: evento solidário é realizado no bairro Vila Nova

Show 'Amigos do Bonfim' será realizado para arrecadar fundos.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Natal do Bonfim.
Natal do Bonfim. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com os seus recém completados 82 anos de história, no último dia 8 de outubro, a comunidade do Bonfim, localizada no bairro da Vila Nova, em São Luís, tem muita história pra contar e, atualmente, um novo capítulo dessa história está sendo escrito, chama-se ‘Natal do Bonfim’, idealizado por Reginaldo Magalhães, professor e sobrinho do padre da Paróquia São José do Bonfim, localizada no bairro, e por moradores.

A Colônia do Bonfim foi inaugurada oficialmente no dia 8 de outubro de 1937. Criada com a função de conter o surto de ‘lepra’ (hanseníase) no estado do Maranhão, ela teve com um dos seus percussores o capitão Antônio Martins de Almeida que negociou o financiamento da obra com o presidente do Brasil, Getúlio Vargas. O local da construção do Hospital também foi estratégico, pois acreditava-se que a doença era transmitida pelo ar, por esse motivo foi escolhida a comunidade do Bonfim, onde só se tinha acesso pelo mar, por ficar na outra margem do Rio Bacanga.

Entre os motivos para a construção do Hospital, estavam os números elevados de doenças no estado, em 1933 o Maranhão possuía 3000 casos, destes, 584 em São Luís. A nível nacional eram 66.000 casos, como mostram as imagens:

Apesar de toda a história do local ser carregada de casos triste e do preconceito das pessoas para com os antigos residentes e portadores da doença, atualmente a comunidade se fecha para as críticas externas e cria seus próprios projetos para impulsionar o sentimento de amor ao Bairro, entre esses projetos está o ‘Natal do Bonfim’, o idealizador Reginaldo conta que “A ideia surgiu a partir da Romaria do Trabalhador de 2019, quando após a caminhada da Romaria, várias pessoas se recusaram a entrar na Colônia e isso comoveu a todos, deixando bem clara a questão do preconceito”. A campanha consiste em levar artistas da região e realizar um evento onde as pessoas possam participar e conviver com aqueles moradores com o intuito de quebrar as barreiras do preconceito.

“Pretendemos com esse evento tentar chamar a atenção das autoridades pelo abandono da Colônia. A nossa dúvida é se a marginalização daqui foi maior antes ou se ela é maior hoje, após o fim das internações que ocorriam no local” conta Reginaldo Magalhães. Ele também conta que o principal objetivo é a valorização dos próprios moradores e ele busca um espaço mais dinâmico e de melhor convivência no local.

A moradora local Andrea Oliveira ao ser questionada sobre o projeto conta que ele é importante pois “era um local que estava sendo esquecido, e com o natal ele volta a renascer e tudo o que está acontecendo nesse final de ano ajuda a reavivar o local”.

Todo o trabalho de decoração do bairro foi feito com a ajuda de doadores e voluntários que trabalharam juntos para dar um toque natalino ao local.

O lançamento do Natal do Bonfim aconteceu no dia 18 de dezembro, no dia 28 acontecerá o show beneficente Amigos do Bonfim, que tentará arrecadar fundos para a revitalização da praça que além de importante fator cultural do local, é onde os moradores mais antigos se encontram em seus momentos de lazer, os visitantes podem estar fazendo contribuições para o evento e doações de alimentos, para saber mais a respeito acesse a rede social dos 'Amigos do Bonfim'.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.