CULTURA

Edição especial do Passeio Serenata terá como cenário a Rua Grande

Recém-reformada pelo IPHAN em parceria com a Prefeitura de São Luís, via receberá o evento promovido pela gestão do prefeito Edivaldo na quinta-feira (31), às 19h.

NA MIRA, COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Passeio Serenata é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de São Luís.
Passeio Serenata é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de São Luís. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O cenário para a próxima edição do Passeio Serenata, marcado para quinta-feira (31), às 19h, será a Rua Grande. Principal via do comércio de São Luís, o logradouro foi recentemente reformada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís. O evento, que integra as atividades do programa Reviva Centro, é uma iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O passeio sairá do inicio da Rua Grande, sentido Largo do Carmo/Complexo Deodoro.

A Rua Grande faz parte da área que vem recebendo um dos mais amplos projetos de revitalização de logradouros públicos, prédios e monumentos históricos da capital, como as reformas do Complexo Deodoro e Praça Pedro II, por exemplo. Conhecida também por servir de moradia a importantes personalidades da sociedade local, como o sobrado pertencente a família de Ana Jansen, seu charme arquitetônico e suas inúmeras surpresas históricas serão contadas durante o Passeio Serenata por meio de música, poesia e teatro.

"Com certeza será um lindo evento onde ludovicences e turistas irão conhecer mais sobre essa importante rua comercial de São Luís. Esta é a proposta do Passeio Serenata, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo que tem atraído mais pessoas para o Centro Histórico de São Luís que tem recebido importantes intervenções do poder público" , destacou a secretária de Turismo, Socorro Araújo.

Durante o percurso, iniciado após o fechamento do comércio da via, serão citados de maneira didática a história dos pontos históricos como o antigo cinema Éden, o Palacete Gentil Braga, o casarão com 22 janelas em ogiva e azulejo português. O público irá fazer um passeio no tempo, relembrando a tão conhecida Rua Grande de antigamente, que mesmo ao longo de toda sua existência, nunca perdeu o seu charme.

A visão destes casarões, antes prejudicada por um emaranhado de fios, agora pode ser feita de forma mais nítida, já que foram colocados postes de iluminação com fiação subterrânea. No geral, a rua recebeu, entre outros serviços, novo piso de bloquete intertravado, sistema de esgotamento sanitário e obras de drenagem profunda.

O projeto de requalificação para a Rua Grande, além de revitalizar a área, propôs um conjunto de soluções urbanísticas e arquitetônicas executadas para promover a acessibilidade. Foram retirados os obstáculos, com redução dos desníveis de acesso aos imóveis para permitir a locomoção do pedestre sem restrições. A via também recebeu peças de mobiliário urbano como bancos e lixeiras.

REVIVA CENTRO

O Programa Reviva Centro leva programação cultural gratuita às praças do Centro Histórico de São Luís, com música e teatro. Um dos objetivos é promover a revitalização da área central da cidade. Fazem parte os projetos Arte na Praça, Passeio Serenata, Sarau Histórico, Feirinha São Luís e Roteiro Reggae. O programa segue com atrações até dezembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.