Evento

CCVM promove Conversa Aberta e Oficina para educadores com Allan da Rosa

O evento acontece nesta sexta, às 19h,30, no Centro Cultural Vale Maranhão.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Allan da Rosa é educador, escritor, historiador, mestre e doutorando em Educação pela USP.
Allan da Rosa é educador, escritor, historiador, mestre e doutorando em Educação pela USP. ( Foto: Divulgação)

Na semana em que se comemora o dia do professor, o Centro Cultural Vale Maranhão apresenta uma programação dedicada à educação e à literatura. O CCVM promove nesta sexta-feira (18), às 19h30, a Conversa Aberta: Pedagoginga, com Allan da Rosa, educador, escritor, historiador, mestre e doutorando em Educação pela USP, que pesquisa ancestralidade, imaginário e cotidiano negro. Também escreve para Teatro, integra o Movimento de Literatura das Periferias de São Paulo, é editor e capoeirista. Já ministrou oficinas em universidades, bibliotecas e espaços culturais do Brasil, Moçambique, EUA, Cuba, México, Colômbia, Bolívia e Argentina.

O termo Pedagoginga foi modelado por ele durante anos em cursos livres nas periferias paulistanas. Busca conjugar o que é simbólico, o que é pra encher a barriga e o que é estético e político em propostas de formação e autonomia negra, que encorajem a pensar pilares das memórias, cotidianos, tradições e desejos. Mirando a sofisticação das linguagens de matriz africana, propõe a tecelagem de um pensamento preto sobre Tempo, Poder, Arte, Saúde e Mocambagem.

É autor de Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem (ensaio sobre cultura negra e educação popular), é autor de Zumbi Assombra Quem? (juvenil), Reza de Mãe (contos), Da Cabula (Prêmio Nacional de Dramaturgia Negra Ruth de Souza) e Mukondo Lírico (Prêmio Funarte Culturas Negras).

Além da conversa, aberta a todos os interessados, o escritor irá ministrar a Oficina Tranças do Verbo, voltada para educadores em geral. Ela irá abordar a letra negra, suas performances, sabores e dilemas, também fornecendo subsídios e práticas que contemplam a lei 10.639/03.

“Utilizando a matéria das palavras, vamos criar enredos, pensar em teias, em formas de se alinhar e de se anunciar que são muito próprias das pessoas pretas”, destaca o autor.

A programação é gratuita e serão emitidos certificados de participação. Os interessados em participar da Oficina Tranças do Verbo devem enviar nome, telefone e o nome da oficina para o e-mail contato@ccv-ma.org.br

Serviço:

O quê:

Conversa Aberta: Pedagoginga, com o escritor Allan da Rosa - dia 18/10, às 19h30

Oficina Tranças do Verbo, com Allan da Rosa - dia 18/10 - Turma 1, das 9h às 12h e dia 19/10 - Turma 2, das 9h às 12h.

Onde: Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) – Av. Henrique Leal, 149, Praia Grande. Tel.: 98 3232 6363.

Programação gratuita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.