13ª SMD

Tropicália de Gil e Caetano inspira espetáculo de abertura da 13ª Semana Maranhense de Dança

A Crutz Cia de Dança do Rio de Janeiro apresenta Geleia Geral, misturando danças urbanas e contemporâneas.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
“Geleia Geral” é o terceiro espetáculo da Crutz Cia de Dança com direção e coreografia de Lucas Sauer e Ricardo Lima.
“Geleia Geral” é o terceiro espetáculo da Crutz Cia de Dança com direção e coreografia de Lucas Sauer e Ricardo Lima. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - 50 anos se passaram desde que grandes nomes da Música Popular Brasileira fizeram história com o movimento Tropicália que ainda repercute no cenário artístico atual. E é esse movimento que inspira o espetáculo Geleia Geral, da Companhia Crütz do Rio de Janeiro, grande atração da primeira noite da 13ª Semana Maranhense de Dança, neste domingo (13), no Teatro Arthur Azevedo.

“Geleia Geral” é o terceiro espetáculo da Crutz Cia de Dança com direção e coreografia de Lucas Sauer e Ricardo Lima. O título faz uma alusão à música de mesmo nome, do álbum “Tropicália ou Panis et Circenses”, lançado em 1968 por Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé.

Leia também:

13ª Semana Maranhense de Dança inicia neste domingo (13)

Prévia da Semana Maranhense de Dança tem início nesta quinta-feira (5)

Ao som de músicas brasileiras, os personagens, inspirados no Tropicalismo, aproximam os limites da apresentação, performance e política, trabalhando através de uma metalinguagem em que se espelham uns aos outros, no tempo e na história do Brasil. A obra incita o papel transformador que a arte ocupa na sociedade. Em forma de conto, os bailarinos encenam uma fábula contemporânea sobre a história de uma trupe de artistas nômades, que expandem o limite de seu fazer a cada novo palco e nova cidade em que se apresentam.

A Crütz Cia. de Dança une as danças urbanas com a estética da dança contemporânea para criar a representação de uma história lúdica e teatral. Em meio aos números de dança, o espetáculo também traz cenas com música ao vivo e interação com a plateia.

A apresentação faz parte da programação da 13ª Semana Maranhense de Dança e ocorrerá às 19h, no Teatro Arthur Azevedo. Os ingressos são gratuitos e para retirá-los basta se dirigir à bilheteria do teatro com um 1kg de alimento não perecível a partir das 14h.

13ª Semana Maranhense de Dança

Reconhecido como principal evento de dança do Estado, a Semana Maranhense de Dançachega a sua décima terceira edição. O evento ocupará diversos espaços públicos da cidade com espetáculos e performances de dança locais e nacionais que vão do dia 13 ao dia 20 de outubro.

Na Praça Nauro Machado, o palco abre a partir da segunda-feira, dia 14, onde bailarinos e grupos maranhenses exibirem um verdadeiro show de ritmos e diversidade coreográfica das mais variadas expressões da dança. A programação é gratuita e tem início às 18h.

No mesmo dia, têm início as oficinas de Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Jazz Dance, Dança do Ventre e Stiletto. As aulas vão acontecer na Sala de Dança e na Sala do Coro, ambas no Teatro Arthur Azevedo, e também no Ballet Olinda Saul, localizado na Rua do Sol, Centro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.