Programação

13ª Semana Maranhense de Dança inicia neste domingo (13)

O evento ocorre de 13 a 20 de outubro, em diversos pontos da cidade.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11

SÃO LUÍS - Inicia neste domingo (13), às 19h, no Teatro Arthur Azevedo, a 13ª Semana Maranhense de Dança. O evento ocorre de 13 a 20 de outubro, em diversos pontos da cidade incluindo o Teatro Arthur Azevedo, Praça Nauro Machado, Hospital Nina Rodrigues, Feirinha São Luís e muito mais.

A cerimônia de abertura deste domingo (13) conta com a apresentação do espetáculo Geléia Geral, da companhia carioca Crutz. Para assistir ao espetáculo basta trocar um quilo de alimento não perecível por um par de ingressos a partir das 14h na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo.

(Foto: divulgação).
(Foto: divulgação).

Leia também:

Inscrições abertas para oficinas cênicas do Palco Giratório

Abertas inscrições para cursos gratuitos de dança e teatro

Na edição deste ano serão centenas de atrações durante os oito dias de programação. Foram mais de 300 inscrições entre coreografias e espetáculos, além de 80 inscritos para participar da terceira edição da Batalha de Danças Urbanas Negro Cosme.

Programação de espetáculos

Serão quatro espetáculos apresentados durante a programação:

  • Domingo (13), às 19h, espetáculo "Geléia Geral" (Cia Crutz - RJ);
  • Segunda-feira (14), às 20h, espetáculo "O que não cabe em mim" (Coletivo em Dança - MA);
  • Terça-feira (15), às 20h, espetáculo "O instante do aquilo" (Balé da Cidade de Niterói - RJ);
  • Quarta-feira (16), às 20h, espetáculo "Conectados" (Cia Street Masters - MA).
Todas as apresentações dos espetáculos serão no Teatro Arthur Azevedo, com exceção do pocket do espetáculo "Casa de Carii (Balé da Cidade de Niterói - RJ) que será na Praça Nauro Machado, na segunda-feira (14) às 18h.

Programação Geral

As coreografias selecionadas pela curadoria irão compor a "Programação Geral" que ocorrerão no Hospital Nina Rodrigues, no Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Cunha Machado, no Hospital Nina Rodrigues, no Teatro Arthur Azevedo e na praça Nauro Machado. Essa última acontece diariamente, com exceção da sexta-feira (18), em que ocorre a Batalha de Danças Urbanas Negro Cosme.

Batalha de Danças Urbanas Negro Cosme

Na sexta-feira, dia 18 de outubro acontece a grande Batalha de Danças Urbanas Negro Cosme, em plena praça Nauro Machado. A batalha é sempre sucesso em todas as edições e neste ano conta com 80 dançarinos locais e nacionais na disputa do tão sonhado cinturão Negro Cosme. No júri estão o bboy Neguin, André Rockmaster e Vinícius Pitbull, a mais alta cúpula das danças urbanas do Brasil e do mundo.

Mostra Infantil

No sábado (19), às 14h e às 16h, a criançada se apresenta no Teatro Alcione Nazaré na Mostra Infantil Criança na Dança, serão dezenas de crianças de escolas de dança e projetos da cidade se apresentando durante a programação. Para assistir à mostra o público deve ir antecipadamente a bilheteria do Teatro Alcione Nazaré trocar um quilo de alimento não perecível por um par de ingressos.

Mostra Competitiva

Ainda no sábado acontece a Mostra Competitiva que reunirá dezenas de bailarinos para disputar o prêmio Ana Duarte nas categorias grupo, trio, duo e solo. A programação reserva apresentações que vão das danças urbanas ao contemporâneo. Entrada garantida mediante troca de um quilo de alimento não perecível por um par de ingressos.

Palco Abertura - Feirinha São Luís

No domingo (20) a programação segue na Praça Benedito Leite, na Feirinha São Luís, onde bailarinos, companhias e grupos de dança se apresentarão.

Encerramento: Tarde e Noite de Gala

A programação de encerramento inicia com a Tarde de Gala, às 16h, no Teatro Arthur Azevedo. Na ocasião os bailarinos selecionados farão apresentações de coreografias em diversas modalidades. Essa mostra é composta apenas pelas melhores coreografias que se inscreverem no festival e foram selecionadas pela curadoria.

Às 20h inicia oficialmente a cerimônia de encerramento da 13ª Semana Maranhense de Dança. Durante a Noite de Gala os dançarinos vencedores da mostra competitiva receberão o prêmio Ana Duarte.

A novidade desta edição será o Prêmio Amadansa, promovido pela Associação Maranhense de Dança de Salão. As melhores apresentações durante toda a 13 ª Semana Maranhense de Dança receberão os prêmios nas categorias grupo

Também serão realizadas apresentações de bailarinos maranhenses e nacionais. Nesta mesma ocasião os homenageados do evento receberão as homenagens devidas.

Homenageados

Os grandes homenageados desta edição são: o Rubinho, com mais de 30 anos de carreira, e a Cia Street Master, com 20 anos de história nas danças urbanas.

Rubem Soares é dançarino e coreógrafo da Cia Street Masters desde 1999, teve 11 trabalhos classificados para o Festival de dança de Joinville, além de duas coreografias campeãs do Nordeste. Também ficou em 3º lugar no Festival Nacional de Danças Urbanas em Santa Catarina. Também venceu três vezes o quadro “Se vira nos 30” programa “Domingão do Faustão”.

Já a CIA Street Masters, fundada em 1999 no SESC MA, é Tricampeã do "Se vira nos 30", quadro do programa global “Domingão do Faustão”, além de Bicampeã do Nordeste e ter 9 coreografias aprovadas p o Festival de Joinville. Dentre as coreografias mais conhecidas está a Made in Maranhão (2017) que mistura hip hop e danças populares maranhenses como bumba meu boi e tambor de crioula.

Oficinas

Além de apresentações a Semana Maranhense de Dança também oferece oficinas de níveis iniciante, intermediário e avançado. Este ano houve recorde de inscritos para as oficinas, totalizando 700 candidatos na disputa de vagas para aprender com os grandes mestres da dança maranhense e nacional.

SERVIÇO:

O QUE: Cerimônia de abertura da 13ª Semana Maranhense de Dança.

ONDE: Teatro Arthur Azevedo.

QUANDO: Dia 13 de outubro (domingo) às 19h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.