Em São Luís

Atrações musicais gratuitas movimentam o fim de semana

O grupo de choro Pixinguinha abre a série de programações.

Na Mira, com informações da Agência São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
O grupo Pixinguinha iniciou há 30 anos a partir de um encontro de amigos professores da Escola de Música do Estado do Maranhão (Emem).
O grupo Pixinguinha iniciou há 30 anos a partir de um encontro de amigos professores da Escola de Música do Estado do Maranhão (Emem). (Foto: Maurício Alexandre)

SÃO LUÍS - Boa música, fim de tarde e burburinho de pessoas. Nesse cenário, acontece o Arte na Praça, que integra o programa Reviva Centro que leva apresentação do grupo de choro Pixinguinha nesta sexta-feira (27), às 18h, à Praça da Mãe d’Água, no Centro Histórico.

Ainda neste fim de semana, ludovicences e turistas podem acompanhar, no Complexo Deodoro, o show de Adriana Bosaipo, que traz um repertório de música brasileira, maranhense e jazz, que acontece no sábado (28), e recreação infantil com o grupo Be Happy e a banda Carrossel Encantado, no domingo (29). Também no domingo, a partir das 8h, a Feirinha São Luís movimenta a Praça Benedito Leite.

Leia também:

Projeto "Bandas de Músicas" chega, pela primeira vez, em São Luís

Sérgio Mamberti debate arte, censura e resistência em evento

Um grupo musical engajado. Esta é uma boa descrição do Grupo de Choro Pixinguinha, que se apresenta nesta sexta-feira (27), às 18h, na Praça da Mãe d’Água, no Centro Histórico. O grupo iniciou há 30 anos a partir de um encontro de amigos professores da Escola de Música do Estado do Maranhão (Emem). Eles gravaram o primeiro CD de choro maranhense em 2007 e ganharam o prêmio Universidade FM de melhor CD instrumental e melhor música instrumental, no mesmo ano. Além disso, o grupo participa de projetos no interior do Estado para difundir o gênero e realizou pesquisa com compositores de choro, que resultou na publicação Primeiro Caderno de Choros Maranhenses.

Atualmente, o Grupo de Choro Pixinguinha possui cinco integrantes: Domingos Santos no violão de sete cordas, Raimundo Luiz no bandolim, Juca do Cavaco no cavaquinho, João Neto na flauta transversal e Nonato Oliveira na percussão, todos professores da Emem. “O nosso repertório desta sexta-feira traz chorinhos maranhenses e nacionais, com destaque para canções inéditas. Nós somos defensores e difusores do gênero em nosso estado”, conta Raimundo Luiz.

DEODORO

No Complexo Deodoro, no sábado (28), às 17h30, quem faz o show é a cantora Adriana Bosaipo, de 31 anos, que vai animar a plateia com canções de clássicos da música brasileira como Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Djavan, Chico Buarque, Gilberto Gil e Dominguinhos, além de maranhenses como César Teixeira e Josias Sobrinho.

Bosaipo tem seis anos de carreira e fala da expectativa para o show. “Vai ser uma noite muito alegre, que tem tudo a ver com o ambiente, o Complexo Deodoro, que está tão bonito. Precisamos ocupá-lo com música boa, brasileira. Tenho certeza que o público vai gostar porque são clássicos que eles costumam ouvir da bossa nova, MPB, xote e jazz”, ressalta.

No domingo (29), às 17h, ainda no Complexo Deodoro, tem recreação infantil com o grupo Be Happy, que anima a garotada com jogos e brincadeiras, e a banda Carrossel Encantado, que vai interpretar sucessos infantis. Ainda no domingo, a Feirinha São Luís vai reunir atrações culturais, gastronomia, artesanato e produtos agroecológicos em um ambiente familiar na Praça Benedito Leite, das 8h às 15h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.