Programação

Espaços culturais recebem programação da 13ª Primavera de Museus

O evento envolve museus de todo país, e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
A Casa do Maranhão abre a temporada na segunda-feira (23), a partir das 9h, com mesa redonda e participação de representantes de museus.
A Casa do Maranhão abre a temporada na segunda-feira (23), a partir das 9h, com mesa redonda e participação de representantes de museus. (Foto: O Estado/Arquivo)

SÃO LUÍS - Diversos espaços de São Luís irão oferecer oficinas, exposições, palestras e visitas guiadas durante a 13ª Primavera de Museus, com programação aberta na segunda-feira (23), encerrando no domingo (29). A entrada franca.

A Casa de Nhozinho abre a exposição “As mulheres, o buriti e o artesanato em São Luís”, na segunda-feira (23), às 16h, e no mesmo dia oferece as palestras “O Museu como lugar de memória”, às 9h, e “O Museu Casa de Nhozinho e sua abordagem sobre o cotidiano do Povo Maranhense”, às 14h.

Já na Casa do Tambor de Crioula acontece a oficina Saberes Tradicionais, com técnicas de confecção de tambores, afinação de instrumentos, cantos e toques, relacionados à prática do tambor de crioula do Maranhão. O espaço oferece, ainda, visita mediada e apresentação de grupos na quarta-feira (25).

Leia também:

Exposição de pinturas naïf entra em cartaz no Convento das Mercês

Museu da Gastronomia oferece oficina gratuita sobre abacaxi

Museu Histórico e Artístico do MA abre exposição fotográfica

O filme “Uma noite no Museu”, 1 e 2, será exibido no Museu da Fundação Memória Republicana (Convento das Mercês), em sessão especial de cinema com pipoca para divertir o público infantil, de terça-feira (24) a quinta-feira (26).

Os adultos também contam com programação especial, com a oficina de dança ministrada pela professora Patrícia Medeiros, além de exposições e visita guiada.

Na Casa do Maranhão, que abre a temporada na segunda-feira (23), a partir das 9h, com mesa redonda e participação de diversos representantes de museus, a programação oferece ainda com ação educativa e visita pelos espaços da casa.

Na cidade de Alcântara, o Museu Histórico terá a segunda edição do projeto “Noite sobre Alcântara”, na sexta-feira (27), com visita noturna e sarau poético. O espaço oferece palestras, premiação do concurso “Alcântara sob traços, letras e texto” e visita mediada aos espaços do Museu Histórico e no Museu Casa Histórica de Alcântara, este último vinculado ao Governo Federal.

A 13ª Primavera dos Museus terá também a participação do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Museu de Arte Sacra, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Casa de Cultura Josué Montello, Palácio dos Leões, Centro de Arqueologia e História Natural, Museu de Artes Visuais, Centro de Cultura do Engenho de Pindaré-Mirim, além de museus federais, privados e pontos de memória existentes no Maranhão.

O evento envolve museus de todo país, e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano o tema ‘Museus por Dentro, por Dentro dos Museus’ tem como proposta o fortalecimento da relação públicos/museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.