Programação

Apresentação de chorinho é atração praça da Mãe D'água nesta sexta-feira (20)

O grupo Cantinho do Choro se apresenta a partir das 18h.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Gênero da música popular e instrumental brasileira, o choro ou chorinho surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX
Gênero da música popular e instrumental brasileira, o choro ou chorinho surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX (Foto: A. Baeta )

SÃO LUÍS - Um som leve, envolvente, que convida a uma boa conversa entre amigos sentados em bancos de praça ao final de tarde. Assim é o chorinho, gênero musical que invade a Praça da Mãe D'água, no Centro Histórico de São Luís, às sextas-feiras. E nesta, dia 20, não vai ser diferente.

O programa Reviva Centro traz o Arte na Praça, que inicia às 18h, com o show do grupo Cantinho do Choro. "O programa Reviva Centro busca ocupar a área do Centro Histórico de São Luís com uma programação gratuita e de qualidade para todos os públicos", pontua o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Gênero da música popular e instrumental brasileira, o choro ou chorinho surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX e tem como características a improvisação, alta virtuosidade de seus intérpretes e variedade na composição instrumental de cada conjunto.

Os instrumentos típicos são o bandolim, flauta, cavaquinho, pandeiro, violão de sete cordas, violão, trombone e saxofone. Originalmente, o gênero é puramente instrumental, mas, principalmente a partir dos anos 1930 com a influência do rádio, começou-se a colocar letras.

Há sete anos, alguns amigos começaram a tocar choro na praça Gonçalves Dias, no Centro Histórico. Com o tempo, um grande público passou acompanhar a programação e eles decidiram formar o grupo Cantinho do Choro, liderados pela cantora e produtora Tathy Estrela e o músico Márcio Guimarães.

Hoje, o grupo possui cinco integrantes e tem em seu repertório clássicos do gênero e chorinhos maranhenses. "Nosso objetivo é cada vez mais difundir o gênero, que não tem muita divulgação, mas agrada muito ao público. Além das músicas autorais maranhenses, tem muita coisa boa aqui", conta a cantora e produtora Tathy Estrela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.