Internacional do Folclore

Festival Internacional do Folclore terá participação da Itália, México e Estados Unidos

O objetivo é fortalecer a produção da cultura e turismo local.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
( Foto: Handson Chagas / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - São Luís sediará, a partir da próxima segunda-feira (23), a 6ª edição do Festival Internacional do Folclore. O evento ocorre até o dia 30 de setembro em diversos espaços culturais e turísticos da cidade, com vasta programação, apresentação de grupos folclóricos, oficinas, palestras e workshops. A abertura será no Viva Ipase, às 20h, e nos dias 27 e 28 na Concha Acústica, Lagoa da Jansen.

O festival é promovido pela World Association of Performing Arts (WAPA) e Council Internacional Dance (CID), entidades ligadas à Unesco, formada por 122 países que se destacam na realização de festivais e encontros de Folclore no mundo. Além dos órgãos internacionais realizam o festival a Comissão de Folclore de São Luís e a Associação Cultural de Bumba Boi Brilho da Ilha.

Serão 10 dias de atrações com espetáculos abertos, intercâmbio e participação de representantes de vários segmentos do folclore, palestras e oficinas sobre empreendedorismo, inclusão social, geração de emprego e renda na promoção da cultura popular maranhense. Participarão do evento as delegações da Itália, México e Estados Unidos, dos estados de Santa Catarina e Pará, envolvendo cerca de 120 pessoas, além de grupos representantes da cultura local.

Para a Lolita Menchaca, do Baillet Folclórico do México é importante a troca de experiência e o intercâmbio turístico-cultural. “A experiência é valiosa e promove o diálogo, fortalecendo o esforço coletivo para diversificar seus produtos e serviços, além de aumentar a oferta no mercado local, bem como a inserção nos mercados nacional e internacional”.

O objetivo do Festival é fortalecer a cadeia produtiva da cultura e turismo local, promover as belezas naturais, as tradições, as produções artísticas, artesanais e folclóricas, estabelecendo uma conexão com outras experiências.

O coordenador executivo do evento, Cláudio Sampaio, destacou a força do festival que chega à sua 6ª edição. “O formato do Festival este ano será de fortalecimento das raízes do Patrimônio da Cultura Popular do Estado do Maranhão, por meio das parcerias com o terceiro setor, poder público e sociedade civil em todas as esferas na efetivação de empreendedorismo turístico e cultural para atrair investimentos para Região”, enfatizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.