Cãominhada 2019

Grupo Escoteiro Piatã participará da Cãominhada 2019

A parceria que vem desde a segunda edição do evento promete durar ainda mais.

Carla Barros/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
O Grupo Escoteiro Piatã ajudará na Cãominhada 2019.
O Grupo Escoteiro Piatã ajudará na Cãominhada 2019. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Um movimento de jovens e feito para os jovens. Com essa definição, os membros do Grupo de Escoteiro Piatã incentivam os jovens a assumirem o seu próprio desenvolvimento por meio de diversas atividades que envolvem a comunidade e o meio ambiente. Fundado em 2005, em parceria com o Rotary Club São Luís, o grupo funciona na Av. São Luís Rei de França, no Turu.

O movimento de escotismo é bastante comum no sul do país, mas vem ganhando força no Maranhão. Hoje, de acordo com Severino Figueiredo, diretor do projeto, 14 grupos estão presentes em todo o estado, cidades como Balsas, Açailândia, Bacabal, Balsas, Bom Jardim, Caxias e Trizidela do Vale possuem um grupo. Em São Luís, já existem 7. A participação de voluntários e parceiros que possam dar apoio a iniciativa é essencial para que novos grupos possam vir a surgir.

O principal objetivo do movimento escoteiro é “Trabalhar o desenvolvimento físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter”, afirma o diretor das atividades. Durante as atividades os jovens se socializam e aprendem habilidades que serão fundamentais na vida adulta. Trabalhos voluntários como arrecadação de alimentos e livros para instituições de caridade, também são atividades realizadas pelos jovens.

O Grupo Escoteiro Piatã participa de eventos que sejam propícios para o desenvolvimento das crianças, um deles é a Cãominhada, organizada pelo Grupo Mirante e que ocorre no próximo sábado (31). Os escoteiros participam desde a sua segunda edição e desejam que a parceria dure ainda mais. “A Cãominhada é um espaço que ajuda a divulgar o movimento escoteiro. É um ambiente que integra a família, os pais acabam conhecendo um pouco das atividades dos filhos”, diz Thania Suely, diretora administrativa.

Durante a Cãominhada, o Grupo Escoteiro Piatã auxilia na organização do evento e em atividades como trajeto, separando os animais, organizando filas de vacinação, adoção e distribuição de água. Para quem for conferir a Cãominhada, o grupo também estará presente com um stand, onde mostrará e explicará para o público um pouco de como funciona os acampamentos.

Para quem ficou interessado em se juntar ao movimento, o primeiro passo é buscar o grupo mais próximo e conhecer as atividades por ele desempenhadas. É preciso também que o interessado tenha entre 6,5 e 21 anos de idade. Acima dessa idade o trabalho é apenas como adulto voluntário.

Os responsáveis precisam ainda registrar os pequenos na União dos Escoteiros do Brasil, e autorizar que os jovens exerçam as tarefas e atividades do escotismo. Uma taxa anual é cobrada para manter o grupo e cobrir despesas como a compra de equipamentos. Caso a família não tenha condições de pagar essa taxa, ela fica isenta, desde que comprove que participa de programas sociais do governo.

Saiba mais sobre o grupo:

Facebook

Instagram

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.