Neste domingo (18)

Museu da Imagem e do Som realiza exibição gratuita de documentários

Após a exibição haverá, ainda, uma roda de conversa.

Na Mira, com informações da Sectur/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
“Pixinguinha”, de João Carlos Horta, foi realizado em 1969 e traz recortes de depoimentos do musico.
“Pixinguinha”, de João Carlos Horta, foi realizado em 1969 e traz recortes de depoimentos do musico. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - O Museu da Imagem e do Som (MIS), realiza neste domingo (18), às 17h, exibição gratuita dos documentários “Pixiguinha” e “Nelson Cavaquinho”, no Forte Santo Antônio, Espigão da Ponta D’areia, São Luís.

A programação é realizada em parceria com a Escola de Música do Maranhão e a Superintendência de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, que cedeu os filmes.

A sessão será seguida de roda de conversa com o jornalista e diretor da Escola de Música, Zema Ribeiro, e do radialista Pedro Sobrinho. A diretora do Forte Santo Antônio, Amélia Cunha, disse que a exibição faz parte de uma série de eventos que o MIS pretende realizar ainda este ano.

“O museu terá sessões mensais de cinema com temática ligada à música, rádio, quadrinhos, entre outras. Queremos também fazer do espaço de exibição do MIS um ponto de apoio para as produções cinematográficas locais, incentivando a produção de audiovisual e os realizadores maranhenses”, destacou.

Sobre os documentários

“Pixinguinha”, de João Carlos Horta, foi realizado em 1969 e traz recortes de depoimentos de Pixinguinha, imagens do local onde tocava e cena rara do músico tocando saxofone. O filme traz também uma breve retrospectiva sobre como Pixinguinha começou, seu interesse pela música e pelo choro.

No documentário “Nelson Cavaquinho”, as imagens foram captadas pelo cineasta Leon Hirszman, diretor de grandes obras do cinema novo como Eles não Usam Black-tie, Que País É Este? e A Falecida. As cenas ilustram o cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.