Desenhando a Cena

Oficina vai abordar o que é necessário para uma filmagem bem sucedida

Ministrada por Vitor Amati, oficina terá como foco a preparação de uma cena para filmagem.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Vitor Amati, fotógrafo e diretor de fotografia, com longa carreira na publicidade e no cinema.
Vitor Amati, fotógrafo e diretor de fotografia, com longa carreira na publicidade e no cinema. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O Centro Cultural Vale Maranhão promove, de 6 a 10 de agosto, das 14h às 19h, a oficina Desenhando a Cena, com Vitor Amati, fotógrafo e diretor de fotografia, com longa carreira na publicidade e no cinema. A oficina, voltada para profissionais e estudantes de audiovisual, irá abordar a visão artística e técnica para uma filmagem de sucesso, tendo como foco a preparação de uma cena para filmagem.

Serão abordados os seguintes assuntos:

- A importância da pré-produção e do planejamento antes do set de filmagem: análise do roteiro, entendimento e preparação da cena;

- Apresentação de exemplos práticos de criação em suspense, drama, comédia e ação;

- A equipe: planejamento x horas de trabalho, como distribuir o tempo de uma diária de filmagem, como conciliar a energia e tempo necessários para o melhor resultado;

- Câmeras e lentes, luz e quadro: foco na ação ou na cena; tipos de câmera e lentes disponíveis no mercado, formatos e enquadramento, quando usar uma teleobjetiva ou uma grande angular, onde e como posicionar uma câmera ou câmeras em função da ação da cena;

- Introdução à Estética e à Psicologia do Cinema: diferença entre luz e sombra, câmera fixa ou em movimento, influência das cores em uma cena, o que é “estilo” de filme, planos longos, curtos e a função deles em uma sequência de imagens;

- O ator e suas necessidades: como filmar uma cena de diálogo e uma cena de ação.

Sobre o fotógrafo e diretor de fotografia:

Vitor Amati começou sua carreira, aos 15 anos, como aprendiz em um estúdio de fotografia still-life. Aos 20 anos, abriu seu próprio estúdio de fotografia, o Marca X Fotografia, que produziu para revistas de moda e beleza, além de reportagens pelo Brasil. Estudou cinema na New York University. Em Milão, trabalhou para as revistas Cento Cose, Lei, Max Italia, e em Paris, para revistas de moda, conciliando trabalhos como assistente de direção e diretor de fotografia em produtoras de cinema. Trabalhou como diretor de fotografia para diversas agências europeias e recebeu prêmios como Cannes Lions, Ilford Best European Photography e New York Film Festival. Na Rússia, realizou trabalhos com diretores, como Yaroslav Chevachevisky. Atualmente estabelecido no Brasil, desenvolve trabalhos de fotografa, direção de comerciais, videoclipes, shows e programas de TV. Iniciou recentemente suas primeiras incursões na dramaturgia, em séries e longas.

“Um dos desafios de quem produz e dirige filmes é realizar uma eficiente pré-produção e planejamento para que a produção não saia do orçamento e seja concluída dentro do prazo. Daremos uma atenção especial a um dos problemas recorrentes nas produções, que é a questão do planejamento, um assunto mais chato, por isso, justamente, que ele é deficitário, pois muitas pessoas pulam isso”, observa Amati.

O diretor acrescenta que a oficina será dinâmica e novos temas podem surgir de acordo com a demanda do grupo e que pretende tratar também do videoclipe.

A oficina, como todas as atividades do CCVM, é gratuita.

Serviço:

O quê: Oficina Desenhando a Cena, com Vitor Amati

Quando: De 6 a 10 de agosto, das 14h às 19h

Onde: Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) – Av. Henrique Leal, 149, Praia Grande.

Quanto: Gratuita

Inscrições: Os interessados em participar devem enviar nome, contato e currículo para o e-mail contato@ccv-ma.org.br, indicando no assunto da mensagem o nome da oficina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.