No Teatro Arthur Azevedo

Funarte promove cursos de formação de professores em Dança

As aulas serão ministradas ao longo do mês de julho.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Os cursos disponíveis são Ballet Clássico, com Fellipe Camarotto; e Jazz Contemporâneo, com Anderson Couto.
Os cursos disponíveis são Ballet Clássico, com Fellipe Camarotto; e Jazz Contemporâneo, com Anderson Couto. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - A temporada de férias no Teatro Arthur Azevedo chega com a chance de profissionalização de bailarinos. Em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), a Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio do Teatro Arthur Azevedo (TAA), realiza curso de Formação de Professores em Dança. Serão dois cursos com carga horária de 20h semanais. As aulas serão ministradas ao longo do mês de julho.

Os cursos disponíveis são Ballet Clássico, com Fellipe Camarotto; e Jazz Contemporâneo, com Anderson Couto. São direcionados a bailarinos que pretendem seguir carreira como professores de dança. Somente pessoas com idade a partir de 18 anos podem se inscrever.

As inscrições para os cursos de dança devem ser realizadas por meio de formulário online disponível no site do Teatro Arthur Azevedo. Os interessados têm até o dia 30 de junho para preencher o formulário.

Após o processo de inscrição, será realizada a análise das inscrições. Ao todo, são oferecidas 30 vagas por curso. Ao final das atividades, serão emitidos certificados de conclusão de curso.

Fellipe Camarotto

Fellipe Camarotto nasceu em Osasco (SP) e iniciou os estudos de ballet clássico com Clayds Zwing aos 9 anos. Entrou em contato com a técnica russa, anos mais tarde, aos cuidados de Sasha Svetloff. Formou-se na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, no ano de 2007.

Sua carreira profissional inclui passagens pela Cia Jovem da Escola Bolshoi, São Paulo Companhia de Dança e Cia Brasileira de Danças Clássicas. Desde 2014, Camarotto tem se empenhado em oferecer sua experiência no trabalho como mestre de Ballet Clássico. A partir do estudo e prática do trabalho metodológico de Agripina Vaganova, criou o Conteúdo Programático de Ballet Clássico baseado na Técnica Russa.

Atuou como professor da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo. Hoje é professor do Núcleo de Dança de Barueri e oferta cursos para professores em diversas regiões do Brasil e da América Latina.

Anderson Couto

Anderson Couto tem em sua formação conhecimentos de técnicas de dança contemporânea, mas encontra no jazz dance sua verdadeira linguagem de movimento. Sua metodologia de trabalho visa o desenvolvimento dos aspectos técnicos e expressivos do movimento, propondo a formação do artista e não apenas do bailarino.

Atua como diretor geral e professor de jazz e dança contemporânea na Casa MovA.C Bem Estar e Arte. Como diretor artístico e coreógrafo, desenvolve de forma inovadora produções por meio de dança, música, arte, movimento e tecnologia. À frente da companhia, participou de importantes festivais de dança do Brasil e foi contemplado pelo 22º Edital do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo com o projeto Corpo Espaço Corpo.

Como bailarino, participou de turnês nacionais e internacionais em Raça Cia de Dança e recebeu a premiação de primeiro lugar na categoria jazz duo pela Mostra Competitiva do 33º Festival de Dança de Joinville de 2015. Foi convidado para coreografar o espetáculo Chico, Eu e Buarque, do Núcleo Arte Educação (NAE), no aniversário de 200 anos do Teatro Arthur Azevedo, em São Luís (MA), em 2017.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.