São João 2019

Veja a preparação do Boi Pirilampo para o São João 2019

Atualmente, o grupo Pirilampo conta com 92 brincantes.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Os brincantes de dedicam a acertar o passo e deixar a brincadeira ainda mais bonita.
Os brincantes de dedicam a acertar o passo e deixar a brincadeira ainda mais bonita. (Foto: Gilson Teixeira)

SÃO LUÍS - Indumentárias novas, músicas inéditas e o sentimento renovado para mais uma temporada. Assim o fundador e dirigente do Boi Pirilampo, Renato Dionísio, resumiu o espírito das apresentações que o grupo está preparando para o São João em 2019.

“É com esse sentimento do novo, esse sentimento que a gente produz a cada ano, nesse amor incontido aos santos festeiros e aos festejos do Maranhão que a gente leva mais uma vez o Pirilampo para brilhar no São João”, diz.

Durante toda a semana, índias, caciques guerreiros e do cordão, caboclos de pena, vaqueiros e outros integrantes da brincadeira se reúnem na sede do boi, no bairro da Cohab, em São Luís, para os ensaios. O objetivo é acertar o passo e deixar a brincadeira ainda mais bonita.

Daniele Cristina vai ser uma das guerreiras. Ela nunca saiu em nenhuma brincadeira de São João. Para ela, além da coreografia na ponta do pé, a preparação também é psicológica.

“Estou muito nervosa, há a preparação com o corpo, alimentação, mas principalmente a psicológica, porque são muitas noites de sono perdidas para quem trabalha. Mas eu acho que quando a gente faz com carinho, vale a pena”, conta.

Já Marcelo Machado, vaqueiro que começou como caboclo de pena e já dança há 22 anos no Pirilampo, afirma que é um “caminho sem volta, entra no sangue” já a partir da primeira participação.

“É muito amor, tem que ter muito amor para participar, porque exige bastante, mas é muito bom”, completa.

Indumentárias

Para dar conta das roupas dos 92 brincantes, Loise Moreira, que pesquisa e idealiza as indumentárias do grupo, conta com outros nove profissionais. Uma única roupa de índia, por exemplo, demora de três a quatro dias para ser finalizada. Por isso, há dois meses, os artesãos estão diariamente empenhados.

Além da minúcia do trabalho, feito todo a mão, ele destaca que o desafio de todo os anos é inovar nos materiais, uma marca do grupo.

“No boi em especial, diferentemente de outras brincadeiras, você não pode repetir o que teve no ano anterior. Para o Pirilampo, que sempre tem novidades, é preciso muita pesquisa”, diz.

E as novidades nas indumentárias vão desde tipos diferentes de contas e miçangas até o uso de materiais alternativos, como acessórios para cortinas, entre outros.

Agenda

O batizado do boi, que marca o início oficial dos festejos juninos e quando acontece a apresentação das novas indumentárias e do bailado do boi, acontece no dia 8 de junho, na sede da brincadeira (Av. 10, nº 30, Cohab Anil III). Antes disso, o grupo também faz participações em ensaios itinerantes em todos os sábados de maio e em 1º de junho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.