Música

Dia do Choro: saiba onde a data será celebrada em São Luís

O Dia do Choro é uma homenagem à trajetória do compositor Pixinguinha.

Anne Cascaes/ Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
O maestro e compositor brasileiro Pixinguinha é referência do gênero musical conhecido como choro ou chorinho.
O maestro e compositor brasileiro Pixinguinha é referência do gênero musical conhecido como choro ou chorinho. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - Um dos gêneros da música popular brasileira, o choro atravessa gerações e permanece enraizado na cultura musical que é fortalecida pelos compositores já conhecidos e outros que vêm surgindo para contribuir na perpetuidade do ritmo.

O nome mais marcante do choro - ou chorinho - é o compositor Pixinguinha, que faleceu no ano de 1973, mas se imortalizou como o pai da música brasileira. Como forma de homenagear a trajetória do músico, o dia do seu aniversário, 23 de abril, ficou conhecido como o Dia do Choro.

Em São Luís, o choro será motivo de alegria e símbolo de homenagens para celebrar o gênero musical e relembrar o trabalho de Pixinguinha e outros compositores que ainda fazem história através do choro.

A escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (EMEM) fará uma celebração com entrada gratuita, nesta terça-feira (23), com uma programação que reúne grupos musicais, apreciadores do choro, instrumentistas e outras atrações. O evento ocorrerá no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, a partir das 19h.

Em mais um ano de celebração, a roda de choro deste ano vem para dar continuidade à comemoração do Dia do Choro, que já é tradição na capital maranhense desde o ano de 2002.

“O evento, além de valorizar os nossos músicos, também tem como finalidade a união dos artistas que fazem o chorinho como os mestres e mestras instrumentistas e pessoas que estudam o choro”, explica o professor da da Escola de Música, Raimundo Luiz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.