Carnaval 2019

Bebida falsificada durante a folia pode cegar

Estudos apontam que a ingestão abusiva atinge 27,1% dos homens contra e 19,1% das mulheres no país.

Na Mira / Com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Veja dicas do oftalmologista para prevenir complicações.
Veja dicas do oftalmologista para prevenir complicações. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - O consumo de bebidas alcoólicas no Brasil supera a média global segundo levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgado em 2018. Os dados do Ministério da Saúde apontam que a ingestão abusiva atinge 27,1% dos homens contra e 19,1% das mulheres no país.

No período do carnaval nem é preciso dizer que a população bebe ainda mais. O maior problema é a comercialização por destilarias clandestinas de bebidas com mais metanol do que o permitido pela legislação.

Leia também:

Veja a programação da Passarela do Samba para o Carnaval 2019

Saiba como ficará o tempo em cidades do Maranhão durante o Carnaval

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, dependendo da concentração, esta substância causar neurite óptica, uma lesão no nervo óptico que pode levar à perda definitiva da visão. O especialista ressalta que o máximo de metanol permitido nos destilados pela legislação é 0,25ml/100 ml de álcool anidro, limite que geralmente é desrespeitado no uísque, vodka e até na cachaça falsificada.

Sintomas e diagnóstico

Queiroz Neto afirma que quando o metanol é metabolizado produz substâncias que provocam neurite óptica, uma desmineralização do nervo óptico que tem como sintomas dor de cabeça, náuseas, vômitos , queda na visão de contraste e até cegueira. Simultaneamente causa danos nos rins. fígado, coração, pâncreas e até alterações na camada externa do cérebro. A intensidade dessas reações, observa, depende da quantidade ingerida e mesmo que a intoxicação passe despercebida deixa sequelas que podem dar sinais depois de algum tempo.

O diagnóstico da neurite óptica é feito pelo oftalmologista através de vários exames: campo visual, OCT (tomografia de coerência óptica), fundoscopia, retino angiográfica e ressonância nuclear magnética dos nervos ópticos. “Dependendo do caso tratamos em conjunto com um neurologista”, afirma. Estudos mostram que mulheres afetadas pela neurite óptica têm o dobro de chance de ter esclerose múltipla quando comparadas à população masculina.

Tratamento

O especialista afirma que o tratamento depende da avaliação de cada caso, mas geralmente são aplicadas injeções de corticóide para reduzir a inflamação do nervo óptico. A recuperação pode demorar semanas ou meses e ocorrer queda da visão de contraste e de cores, mesmo nos casos em que a exposição ao metanol é pequena. Nas exposições mais intensas as lesões no nervo óptico causam perda irreversível da visão.

Prevenção

Antes de comprar qualquer bebida no carnaval, as dicas do oftalmologista para prevenir complicações são:

  • Evitar o consumo de doses caso não possa checar o rótulo
  • Checar o lacre da garrafa
  • Verificar no rótulo da garrafa o registro do Ministério da Agricultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.