Fotografia

Mostra sobre dança popular entra em cartaz nesta quinta-feira (28) na Galeria Trapiche

Exposição traz registros de brincantes de tambor de crioula, cacuriá e a dança do lelê, com destaque para o movimento de saias e pés, giros e ritmos.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
A exposição tem como objetivo enaltecer o ato de se movimentar.
A exposição tem como objetivo enaltecer o ato de se movimentar. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Corpos que se movimentam ao som da cultura eternizados em fotografias. Esse é o teor da mostra Ocupação Trapiche com o tema 'Entre Passos', dos artistas Edi Bruzaca e Emanuely Luz, que entra em cartaz na quinta-feira (28), às 18h30, na Galeria Trapiche. A exposição traz registros de brincantes de tambor de crioula, cacuriá e a dança do lelê, com destaque para o movimento de saias e pés, giros e ritmos proporcionados por essas manifestações culturais maranhenses. A Galeria fica localizado na Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração. A mostra e fica em cartaz até o dia 5 de abril.

"Essa é a primeira Ocupação Trapiche de 2019, evento que acontece desde 2016 e foi criado para dinamizar a Galeria e para que o processo de ocupação seja mais transparente e democrático. A exposição 'Entre Passos' traz fotografias com as temáticas dança, corpo e movimento, além de incluir rodas de conversa", explica a diretora da Galeria Trapiche, Camila Grimaldi.

Movimento

A exposição tem como objetivo enaltecer o ato de se movimentar, enfatizando que o movimento é uma forma que o ser humano tem para se manifestar, expressar ou se sentir livre. "Compreende-se a fluidez das brincantes rodopiando em seu próprio eixo deixando seu corpo ser impactado pelo compasso sonoro dos tambores. Assim, acredita-se que através da captação das imagens, os visitantes da exposição sejam capazes de perceber o envolvimento dos brincantes, a sua entrega ao ritmo e a sua liberdade de expressar com o corpo", explica Edi Bruzaca.

Formado em Arte Visuais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Edi Bruzaca é maranhense e iniciou suas atividades com fotografia por curiosidade de registrar a arte urbana, em 2012, e se apaixonou por registrar momentos da vida. Também maranhense, Emanuely Luz começou na fotografia em 2013 e as suas imagens refletem as vivências e experiências do dia a dia. Tem formação em Turismo pela UFMA e Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Atualmente, dedica-se a retratar a cultura popular maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.