Rock maranhense

Banda maranhense Jackdevil é destaque em um dos principais festivais de rock do país

Será a primeira vez que o festival "Abril Pro Rock" contará com uma banda maranhense entre suas principais atrações.

Priscille Damous / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Os maranhenses serão uma das principais atrações no primeiro dia de festival.
Os maranhenses serão uma das principais atrações no primeiro dia de festival. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Após turnê na Europa e com álbuns vendidos para fora do país, a banda de thrash metal maranhense"Jackdevil" soma mais um importante passo em sua carreira, se consagrando cada vez mais no cenário do rock nacional. Desta vez, os músicos irão se apresentar na 27ª edição do "Abril Pro Rock" (APR), um dos principais festivais do gênero musical no país, que ocorre todo ano na capital pernambucana Recife.

No line-up, a presença da banda maranhense está confirmada como um dos principais destaques no primeiro dia de festival, 12 de abril, junto com os gigantes "Malefactor" e "Amorphis", nomes consagrados no death metal nacional e internacional, respectivamente.

Leia também: Anvil e Jackdevil se apresentam em show comemorativo

Jackdevil anuncia presença em disco de tributo ao Motörhead

JackDevil lança faixa em espanhol; ouça "Rito de Satán"

Para o guitarrista e vocalista da banda, André Nadler, a experiência de tocar pela primeira vez na capital pernambucana e ainda mais se consagrar como a primeira banda maranhense a marcar presença no "Abril Pro Rock", é motivo para comemorar em dobro.

"Vai ser nossa primeira apresentação em Recife e estamos bem ansiosos, pois é uma das poucas capitais que ainda não visitamos ao longo da nossa carreira e muito fãs pernambucanos pedem constantemente um show do Jackdevil pela região. O APR é o tipo de festival que todo músico brasileiro do nosso segmento almeja tocar e ser a primeira banda maranhense a entrar para o Abril Pro Rock nos faz comemorar em dobro", disse.

Abril Pro Rock

Com a primeira edição em 1993, o festival "Abril Pro Rock" acontece anualmente em Recife, Pernambuco. O evento se tornou referência nacional ao mostrar bandas e artistas renomados na cena independente nacional e internacional, revelando novos nomes e apoiando as bandas locais.

Neste ano, o festival irá ocorrer entre os dias 12 e 20 de abril de 2019, no Baile Perfumado, Zona Oeste do Recife, dando espaço para diversas promessas do rock nacional.

Vem novidades por aí..

Com exclusividade para o Na Mira, os maranhenses da Jackdevil anunciam uma grande novidade para os fãs que aguardam ansiosamente pelo novo álbum. Ainda sob mistério quanto ao nome, o novo projeto da banda segue em pós-produção, com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano.

"Recentemente lançamos o single "Metal Madness" (disponível pelo Spotify) e o álbum novo tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano", garantiu o vocalista André Nadler.

Do Cohatrac para o mundo

Sabemos a dificuldade que muitas bandas maranhenses, não somente de rock, mas também de outros gêneros musicais encontram ao longo de suas carreiras. Com a Jackdevil não seria diferente, totalizando nove anos de estrada, a paixão pela música e pelo rock juntou quatro meninos provindos da periferia do bairro do Cohatrac, em São Luís, que sonhavam em conquistar o mundo com a sua música e enaltecer o gênero musical não somente no Estado, mas também no país.

E não é que deu certo? Com formação original de André Nadler no vocal e guitarra, Ric Mukura na guitarra, Renato Speedwolf no contrabaixo e Filipe Stress na bateria, aqueles jovens músicos maranhenses, trilharam seu percurso com bastante dedicação e paixão pela música, conquistando fãs tanto no Brasil, quanto em outros países.

Na trajetória, tudo começou em 2012, quando o aclamado álbum independente "Under The Satan Command" projetou os maranhenses a nível nacional, ganhando inclusive reconhecimento da crítica especializada e levando o prêmio de "Revelação Nacional" no Whiplash. Nos anos seguintes, os maranhenses lançaram o EP "Fasther Than Evil" (2013) e o álbum "Unholy Sacrifice" (2014), que inclusive, é inspirado no mestre do terror, o autor Stephen King.

Já em 2015, o álbum "Evil Strikes Again" levou a banda ao reconhecimento internacional, resultando na primeira turnê fora do país, em países da América Latina e dois anos depois, expandindo cada vez mais os horizontes com a turnê européia, passando por países como França, Bélgica, Holanda, Alemanha e Polônia.

Mas apesar da longa estrada e do reconhecimento internacional, o desinteresse dos próprios maranhenses em apoiar a música local ainda continua. Segundo Nadler, o vocalista da Jackdevil, eles sempre tiveram apoio no bairro de onde vieram, porém quando se fala sobre o Maranhão por completo, a falta de informação faz com que os próprios maranhenses amantes do rock, desconheçam que dentro do Estado existem bandas de "responsa".

"O Jackdevil foi fundado no Cohatrac, um dos bairros com uma cena artística maravilhosa, e sempre tivemos o apoio das pessoas da nossa comunidade, mas quando abrimos as portas e falamos do Maranhão como um todo acho que a desunião da cena musical dentro de alguns segmentos, falta de vontade de uma parte do público em apoiar o que surge por aqui e até a falta de informação de pessoas que habitam que consomem música e não sabem que há bandas de São Luís que já fizeram turnês fora do Brasil e com discos vendidos em todo o mundo dificulta um pouco o desenvolvimento do trabalho", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.