Vida e legado

Aberta exposição "O Império de Antero Viana", em São Luís

Com 63 anos de história, a escola de samba Império Serrano é uma das mais antigas da capital.

Na Mira, com informações da assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Antero Viana foi fundador do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano.
Antero Viana foi fundador do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - Com o objetivo de prestar homenagem ao mestre Antero Viana, fundador do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano, está aberta em São Luís a exposição ‘O Império de Antero Viana – Vida, obra e legado no Monte Castelo’.

A homenagem à escola de samba maranhense já pode ser vista na Galeria Zelinda Lima, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, a partir das 17h, e se estenderá até o dia 8 de março.

A ideia da exposição é proporcionar um passeio pelas histórias dos carnavais da Império Serrano, contando e apresentando todo esse acervo de Antero Viana, que se entrelaça com a história da agremiação carnavalesca.

“Além de uma bela homenagem, a exposição será uma grande opção para os turistas e maranhenses conhecerem a história de Antero Viana”, conta a diretora do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Ana Claudia Damascena.

Com 63 anos de história, a escola de samba Império Serrano é uma das mais antigas da capital. A agremiação é do bairro do Monte Castelo e segue uma tradição de família há mais de seis décadas. As cores da escola são verde e branco, tendo como símbolo principal a coroa Imperial.

Para este ano, a Império Serrano está preparando uma homenagem às romarias do Maranhão, organizadas pela Igreja Católica, com o samba enredo referente à temática. Durante o desfile de 2019, o público poderá prestigiar a retratação das mais populares igrejas, como a da Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro do Monte Castelo; Nossa Senhora de Nazaré, que fica no bairro do Cohatrac; São Raimundo Nonato dos Mulundus, na cidade de Vargem Grande; e a de São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão.

Império Serrano

A Império Serrano foi fundada no dia 5 de outubro de 1957, por Antero Viana, Terezinha Jesus Viana, Lourival Diniz, dentre outros componentes, com o nome de Imperador do Samba. Na época, os instrumentos eram cobertos com couros de animais, com presença de balizas, porte estandarte, batuqueiros, entre outros integrantes. Nos anos seguintes, o nome da escola Imperador foi alterado para Vassalo do Samba e, somente tempos depois, se tornando Império Serrano, nome que permanece até hoje. A sede permanece na Avenida Luiz Rocha, nº 2.358, no bairro do Monte Castelo, em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.