Evento gratuito

Os Foliões se apresentarão neste domingo (20), na Feirinha da Cidade

O show está marcado para as 9h, na Praça Benedito Leite, no Centro de São Luís.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
(Foto: Flora Dolores/ O Estado)

SÃO LUÍS - Após o sucesso de mais uma edição do dia do Caçador, quando arrastou uma multidão de pessoas pelo centro histórico de São Luís, o Bloco Os Foliões agora, vai fazer a festa domingo, na Feirinha da Cidade, na Praça Benedito Leite. Na programação, o show está marcado para as 9h, logo após a missa na Catedral Metropolitana.

Leia também: Arte que faz a cabeça dos foliões no Carnaval do Maranhão

O bloco promete mais um grande espetáculo de alegria e brilho na feirinha, colocando o povo para dançar ao ritmo dos grandes tambores de São Luís. No repertório, sucessos do bloco e de renomados autores maranhenses, nas vozes de Tunay Mora e Ivan Coracinha, intérpretes consagrados no carnaval maranhense.

A apresentação terá um charme todo especial. Todas as atrações desse domingo serão gravadas para o programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.

Nesse carnaval, além do consagrado bloco tradicional, Os Foliões trazem, também, a banda Os Foliões e o espetáculo teatral Histórias de Minha Terra.

O MAIS ANIMADO

Um dos blocos mais premiados do Brasil vem de São Luís do Maranhão. Fundado em 1976 pelos mestres da cultura popular Walmir Moraes Corrêa e Waldete do carnaval maranhense e um dos ais destacados grupos da cultura popular brasileiro. O ano inteiro com espetáculos, projetos e produções, tendo representado o Brasil em festivais pelas Américas e Europa, inclusive na programação da Copa do Mundo de 1998. Valioso ponto de cultura, desenvolve atividades para todas as épocas do ano, incluindo carnaval, festas juninas, literatura, Via Sacra, Natal, folia de reis, dança, música, artesanato, bordados, corte e costura, entre outros.

Já acompanhou nomes de peso da MPB, como Alcione, Leci Brandão, Papete, Zeca Baleiro, César Nascimento, Domingos do esácio, entre outros.

Seus trabalhos beneficiam crianças, adolescentes e adultos em diversas comunidades da capital maranhense.

No carnaval 2018, homenageou os bois Caprichoso e Garantido, iniciando valioso intercâmbio entre São Luís e Parintins. Esse ano, homenageará obra de Monteiro Lobato: A Turma do Sítio Apronta e Os Foliões Fazem de Conta.

Ano passado, conquistou o Prêmio Culturas Populares (Ministério da Cultura) e o Troféu Excelência e Qualidade Cultural do Brasil 2018 (Associação Braslíder – SP).

O Bloco estará na Feirinha de São Luís nesse domingo dia 20, ocasião em que a produção do programa Encontro também se fará presente.

CONFETES E SERPENTINAS

- Filiado a órgãos internacionais e folclore, o campeoníssimo Bloco os Foliões recebeu, recentemente, convites para importante festivais pelo mundo, a exemplo de Portugal (Ilha da Madeira), Índia, Chipre, Dubai e Argentina.

- A bateria do Bloco o Foliões está afinadíssima para o carnaval 2019, com ensaios às terças, quartas e quintas por comunidades da Ilha. Aos sábados e domingos, ensaia pelo centro da cidade.

- Bloco os Foliões caprichando para o grande espetáculo que promoverá no carnaval 2019, quando homenageia a obra imortal de Monteiro Lobato: A Turma do Sítio Apronta e Os Foliões Fazem de Conta.

- Vencedores do Troféu Imprensa do carnaval 2018, em suas respectivas categorias: Marambaia, Bicho Terra, Marabloco, Tribo Tapiaca-Uhu, Sindicato do Samba, C. de asas, Máquina de Descascar Alho, Netos de Nanã, Fuzileiros da Fuzarca e Tambor Arte Nossa.

- A dupla de compositores Luzian Filho e Josias Neto caprichando no novo samba-tema do Bloco Os Foliões, que homenageia , esse ano, o Sítio do Pica-pau Amarelo.

- Bloco Os Foliões e Blocão do Nina Show (Boi de Nina Rodrigues) firmando parcerias de apresentações para o carnaval 2019.

- O Bloco Os Foliões novamente formará alas nas escolas de samba Império Serrano, Marambaia, Turma do Quinto e Flor do Samba.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.