Programação

Projeto Emaranhartes destaca produções maranhenses em evento

Em sua 5ª edição, o Emaranhartes ocorre nos dias 5 e 6 de Janeiro, em São Luís.
Na Mira, com informações da assessoria 03/01/2019 às 11h36

SÃO LUÍS - Neste sábado (5) e domingo (6), ocorrerá em São Luís a 5ª edição do Emaranhartes, promovendo o encontro de diversos empreendedores locais dos mais variados ramos, como: artesanato, ilustração, moda, e gastronomia.

A programação do evento também oferecerá oficina de Turbantes, com Talídia Ferreira, Oficina de Dança com o professor Felipe Damas, Discotecagem com o DJ Saint e, outras atrações como os shows da Taśsia Campos & Leo Spirro e a banda Filtro de Barro.

O evento tem o objetivo de incentivar a valorização de produções maranhenses.

Foto: divulgação

Queimação de Palhinhas

No domingo (6), haverá, ainda, a cerimônia de Queimação de Palhinhas, um ritual religioso centenário realizado no dia que é comemorado o Dia de Reis.

Nesse dia, comunidades mais apegadas às tradições desmontam o presépio após cerimônia realizada por meio de ladainhas, rezas e orações.

O ritual tradicional no Maranhão e em algumas cidades de Portugal, é marcado pelo desmonte do presépio que reproduz a cena do nascimento de Jesus e a visita dos reis magos ao recém-nascido, na manjedoura.

Ao som da ladainha, que alterna latim e língua portuguesa, os fiéis retiram aos poucos as palhinhas da murta, que são utilizadas para decorar o presépio, e colocam para queimar em um fogareiro.

Sobre o projeto

O Emaranhartes foi Idealizado por quatro jovens empreendedores que, mediante a experiência em outros eventos dentro e fora do Estado e paixão pelo Maranhão, decidiram fomentar a valorização das produções maranhenses, economia criativa e estimular o mercado local.

O projeto nasceu com o propósito de apresentar a riqueza cultural e o pluralismo do que é realizado dentro da nossa cidade, trazendo à tona e fortalecendo a ideia de que ainda há muito a se conhecer e explorar por aqui.

Ao ser realizado na primeira semana do ano, a ideia é novamente proporcionar um dia repleto de alegria, descobertas, diálogos e construção de novas amizades e parcerias; de modo que toda família possa aproveitar, curtir o clima do Centro Histórico de São Luís e valorizar as produções locais.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.