Emprego dos sonhos

Entrevista de emprego: como se comportar e comunicar bem

Confira dicas para conquistar a vaga dos sonhos.

Educa Mais Brasil

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
A boa comunicação é essencial para conquistar o emprego dos seus sonhos!
A boa comunicação é essencial para conquistar o emprego dos seus sonhos! (Foto: Divulgação)

É essencial passar uma boa impressão na hora da tão esperada entrevista de emprego. Esse é um momento que pode deixar qualquer pessoa apreensiva, pois é preciso expressar todo o domínio da sua profissão. Conseguir driblar o medo e a ansiedade é a chave principal para conquistar aprovação no processo seletivo.

Segundo Henrique Ramos, diretor da área de Carreiras da Talento.RH, o bom desempenho na entrevista de emprego pode começar com cuidados no dia anterior. Uma boa noite de sono e uma alimentação leve fazem a diferença. “É bom treinar o ouvido para entender bem a pergunta que está sendo feita e responder adequadamente pode ser um diferencial. Mesmo que o candidato não conquiste aquela posição, deixará uma marca positiva para futuros processos seletivos”, afirmou.

Ao iniciar conversa com os recrutadores é importante para o candidato demonstrar habilidades e desenvolvimentos, sejam elas intelectuais ou pessoais. Durante a entrevista, são avaliados também segurança, postura, capacidade de argumentação e bom vocabulário. Se você acha que precisa melhorar ou não sabe como falar bem em uma entrevista de emprego, confira as dicas de como se comunicar melhor nessas horas.

Se você tem insegurança, treinar pode ser fundamental para perder o medo e se preparar para as diferentes possibilidades de questionamentos. Uma dica: liste as possíveis perguntas e teste suas respostas na frente do espelho, como se estivesse na frente dos recrutadores.

O que pontuar na entrevista de emprego

Fale sobre a empresa
O profissional demonstra ser uma pessoa interessada e proativa, tendo separado um período do seu tempo para se dedicar a conhecer a futura empresa onde irá trabalhar. Coloque as informações sobre a organização em suas respostas, o que torna a conversa mais segura sobre o assunto e espontânea.

Currículo atualizado e coerente com a vaga
Mantenha sempre um currículo atualizado. Comprove também, durante a entrevista, que você é a pessoa ideal para a vaga. Crie uma ligação entre os elementos da sua carreira com o cargo que pretendido.

Seja você mesmo (a)

Seja autêntico e se coloque de forma verdadeira. Não minta sobre realizações que não tenha feito ou conhecimentos que não possua. Não esqueça de deixar claro que, apesar de ter dificuldade em uma determinada área, está em busca de melhorias constantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.