Evento de moda

SENAI-MA realiza desfile de moda com o tema sustentabilidade

Com reaproveitamento de peças e muita criatividade, alunos e ex-alunos da entidade desenvolveram <i>looks</i> utilizando as técnicas do <i>upcycling</i>.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Jéssica Mendes, filha de uma das alunas do curso de upcycling do SENAI-MA, desfilou com o vestido produzido pela mãe, Rosângela Mendes.
Jéssica Mendes, filha de uma das alunas do curso de upcycling do SENAI-MA, desfilou com o vestido produzido pela mãe, Rosângela Mendes. (Foto: Divulgalção)

SÃO LUÍS – Sabe aquela calça jeans antiga que você tem em casa, já rasgada, desbotada, no ponto de jogar fora? No Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) ela vira moda. É isso mesmo. Utilizando a técnica do Upcycling, processo que cria algo novo e melhor a partir de itens que não são mais usados, alunos da entidade do Sistema FIEMA desenvolveram 40 looks que foram apresentados na primeira edição do desfile SENAI Fashion Day, permitindo nova vida ao jeans e transformando sua versatilidade em uma forma de fazer moda limpa e consciente.

Leia também: Começa mais uma edição do projeto SENAI Brasil Fashion

“O jeans conta história. Eu trago aqui uma peça, cujo conceito é desconstrução. Produzi uma saia e um cropped com retalhos de jeans que peguei da minha família mesmo. Ela é baseada em histórias familiares, em looks antigos e que vem de dentro de casa. Graças ao que aprendi no SENAI, pude participar do Maranhão Fashion Week e, hoje, estamos aqui, no SENAI Fashion Day”, contou Igor Ribeiro dos Santos, 19 anos, que já fez dois cursos na entidade, de Upcycling e de Alfaiataria, e foi convidado, inclusive, para o desfile Maranhão Fashion Day, que acontece em São Luís.

Com a ajuda dos instrutores do SENAI, Jean Sandes, Alice Moraes e Itanilde Lindoso, a produção do desfile foi integralmente realizada por alunos e ex-alunos das três turmas do segmento de vestuário que concluíram cursos em 2018. São formandos dos cursos de Upcycling, Costureiro Industrial e Modelagem Básica que iniciaram no mundo da moda esse ano ou que sempre foram apaixonados pela área, apesar de terem seguido a vida em outra profissão.

É o caso da contadora Rosângela Mendes, mãe de duas filhas, que está trocando os números pelas roupas e agora “só está contabilizando a moda”, como ela mesma diz. “Já fiz três cursos no SENAI e não pretendo parar por aqui. Estou realizando um sonho, de atuar em uma área que sempre gostei, que é costura a mão. Fiz um vestido e minha filha que vai desfilar nele”, disse ela.

Além do upcycling, desfilaram na passarela modelos vestindo os looks produzidos por alunos maranhenses do SENAI, que utilizaram nas peças chifre de boi, fibra de buriti, entre outros produtos, e que ganharam o país no concurso Brasil SENAI Fashion, nas edições de 2015 e 2018, maior competição do segmento da América Latina. Eles tiveram oportunidade de produzir uma minicoleção com a orientação de estilistas renomados como Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga.

“Essa é a educação profissional que o SENAI traz, inovadora, atualizada com os temas discutidos na pauta mundial, como sustentabilidade e, principalmente, sintonizada com o que o mundo do trabalho espera dos profissionais do futuro. Temos muitas novidades para 2019, muitas ações e cursos para desenvolver e estamos de portas abertas para a indústria e para a comunidade maranhense”, afirmou a coordenadora de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI-MA, Scheherazade Bastos.

O projeto SENAI Fashion Day estreou este ano na capital e contou com várias parcerias da área da moda e vestuário maranhense, entre eles, os maquiadores Joelison Ferreira e Thiago Monteiro, além do maquiador Maycon Sousa, da empresa Oco; a agência de modelos We click, representada por Tatiana Soares; o canal virtual O Mundo das Duas; e os produtores de moda Leonardo Penha e Josiett Santos.

A área do vestuário do SENAI-MA é destaque na técnica do upcycling em nível regional. Nacionalmente, em 2016, a entidade levou alunos para apresentar uma coleção de peças com essas características na Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional do país, que rendeu ao Maranhão uma medalha de bronze. O segmento de vestuário também se tornou referência na área de moda por já ter participado duas vezes do SENAI Brasil Fashion, maior competição da América Latina voltada para o segmento.

MAIS SOBRE UPCYCLING

O upcycling é uma técnica voltada para a transformação de peças de roupa em outras, cuja principal matéria-prima utilizada é o jeans, considerado por muitos como o tecido do futuro, por sua resistência e durabilidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.