Celebração

Missa solene marca encerramento do Festejo da Conceição

Hoje, 8 de dezembro, é dia de Nossa Senhora da Conceição.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Fiéis se reúnem para celebrar dia de Nossa Senhora da Conceição.
Fiéis se reúnem para celebrar dia de Nossa Senhora da Conceição. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A missa solene de encerramento do Festejo da Conceição 2018 acontecerá na Praça Maria Aragão, no dia 8 de dezembro, às 17h. Padres e fieis de diversas regiões do Maranhão devem participar da celebração, que será presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário. Cerca de 150 mil pessoas são esperadas para a celebração e procissão de Nossa Senhora da Conceição.

O tema do Festejo da Conceição deste ano é “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”, trecho bíblico do evangelho de Lucas, capítulo um, versículo quarenta e três. A temática é reflexo do anseio do Papa Francisco por uma Igreja em saída, que não seja autorreferencial, mas que estabeleça um constante e
fecundo diálogo com a sociedade, extrapolando os limites físicos da Igreja. Para os católicos, a Virgem Maria é o exemplo perfeito da pessoa que vai ao encontro de todos,
promovendo acolhida e espalhando esperança, sem distinção.

Segundo o reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, Pe. Carlinhos Paris, essa temática também chama a atenção para a enorme alegria de Isabel ao receber a visita de Maria. “Nesta enorme empolgação, ela pronuncia algumas das frases mais belas que já foram ditas a Maria. Dentre essas frases: ‘Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?’. Realmente não conseguiríamos medir o tamanho da alegria em nosso coração se um dia a mãe de Jesus viesse pessoalmente bater à porta da nossa casa”, comentou.

Dia 8

No dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), que é feriado municipal em São Luís, as atividades começam bem cedo, com uma alvorada às 5h da
manhã. Devotos de todos os bairros da Ilha de São Luís soltam fogos em louvor à Mãe de Jesus. Durante o dia, serão celebradas sete missas, às 6h, 8h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h. Na organização das celebrações, é marcante o envolvimento da comunidade. Crianças, jovens, adultos e idosos, das pastorais, movimentos e comunidades, passam meses ensaiando coreografias e preparando a liturgia das missas, que contam com apresentações teatrais e de dança. Porém, o ponto alto do dia será a missa solene, na Praça Maria Aragão, às 17h. Em 2017, aproximadamente 150 mil pessoas participaram da celebração.

Tradição e devoção

A devoção a Nossa Senhora da Conceição é antiga em São Luís. Os registros históricos dão conta de que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, na capital maranhense, iniciaram em 1804. O primeiro altar dedicado à santa foi erguido pela irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos, na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Rua do Egito. Lá, foi depositada a imagem esculpida em madeira vinda de Portugal.

Serviço
O quê? Encerramento do Festejo da Conceição 2018
Quando? Dia 8 de Dezembro de 2018, 17h
Onde? Praça Maria Aragão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.