Em São Luís

Espetáculo "Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro" em São Luís

O espetáculo é dividido em três atos.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
A produção local é de Andressa Cabral.
A produção local é de Andressa Cabral. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O espetáculo "Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro" do Grupo Nois de Teatro /FOR circulará em São Luís, no período de 06 a 09 de dezembro. O espetáculo é dividido em três atos e conta a história de Natanael, uma espécie de anti-herói nascido na periferia, inserido num brutal sistema de opressão e violência, realidade comum a muitos brasileiros, que, aos 18 anos, resolve ingressar nas fileiras da polícia militar. Este ator-narrador é o grande foco de “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro” e sua dramaturgia épica, algo como uma “tragédia afro”, é cerzida por elementos alegóricos e representativos do movimento negro no Brasil e no mundo, além de diversas referências à mitologia dos orixás.

“Todo camburão tem um pouco de navio negreiro” venceu o Prêmio Funarte de Arte Negra, o que garantiu o trabalho de pesquisa, construção e montagem do espetáculo. Dirigida por Murilo Ramos, a peça tem concepção geral, dramaturgia e assistência de direção de Altemar Di Monteiro, que também integra o elenco, que se completa com Jefferson Saldanha, Doroteia Ferreira, Kelly Enne Saldanha, Henrique Gonzaga, Amanda Freire e Maurício Rodrigues. A produção local é de Andressa Cabral.

Serviço

Em São Luís, o espetáculo será apresentado dias 6 (Praça Nauro Machado, Praia Grande), 7 (Praça dos Catraieiros, Casa do Maranhão, Praia Grande), 8 (Praça da Ressurreição, Anjo da Guarda) e 9 de dezembro (Largo do Desterro), sempre às 19h. Todas as apresentações são gratuitas e possuem acessibilidade em LIBRAS. Dias 06, 07 e 08 de dezembro, das 9h às 13h, o grupo realiza uma oficina "Dramaturgias da Cidade" para artistas da cidade, no Teatro Itapicuraíba (Anjo da Guarda). Dia 8, no mesmo local e horário, acontece um encontro com um grupo local, para intercâmbio e oficina. A pré inscrição poderá ser feita por meio do e-mail: andressa.producoesculturais@gmail.com

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral – Altemar Di Monteiro

Direção ­– Murillo Ramos

Dramaturgia e Assistência de Direção – Altemar Di Monteiro

Elenco – Doroteia Ferreira, Kelly Enne Saldanha, Altemar Di Monteiro, Henrique Gonzaga, Amanda Freire, Carlos Magno Rodrigues e Maurício Rodrigues

Contraregragem – Bruno Sodré, Nayana Santos e Edna Freire

Cenografia – Jefferson Saldanha

Figurino ­– Miguel Campelo

Bonecos – Carlos César

Adereços – Pádua Oliveira

Maquiagem – Kelly Enne Saldanha

Preparação Vocal – Danilo Souto

Preparação Canto – Juliana Veras

Produção – Nóis de Teatro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.