XII Semana de Dança

Balé da Cidade de Campina Grande se apresenta na XII Semana de Dança nesta quarta-feira

No terceiro dia de festival, a companhia se apresenta às 20h30 no Teatro Arthur Azevedo.

Na Mira / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
À tarde, mais de 20 grupos se apresentam na Praça Nauro Machado.
À tarde, mais de 20 grupos se apresentam na Praça Nauro Machado. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Balé clássico e dança contemporânea compõem a conceitual apresentação de Frestas, Fôlego e Pele, espetáculo do Balé da Cidade de Campina Grande, da Paraíba, aguardado para a terceira noite da XII Semana Maranhense de Dança. A apresentação ocorre no palco do Teatro, às 20h30, com entrada mediante a doação de um 1kg de alimento não perecível.

“Frestas, Fôlego e Pele” ganha sentido pela inquietação, estranhamento e reflexão com que o coreógrafo Romero Mota expressa sua jornada após um período de afastamento. Disposto a apostar em um trabalho cada vez menos engessado pelas regras, Romero procura, no espetáculo, um espírito modificador das engrenagens da sua dança.

O espetáculo investe em jovens bailarinos de diversas idades e formações, em movimentos que primam por um espírito modificador das engrenagens da dança. “Apostei naquilo que a crise pode trazer de útil à arte: o novo, mas um novo sem obrigação. Um novo com o único compromisso que a arte deve ter: a expressão”, conta Romero. A direção artística e produção executiva são de Erasmo Rafael. Os intérpretes criadores são Cas Silva, Daniel Slid, Liu Santos, Marley Lucena e Vagner Gomes.

O Balé da Cidade de Campina Grande (PB) tem a sua trajetória marcada por poesia e resistência. Criado em 1999 pela bailarina e coreógrafa Myrna Maracajá, o grupo leva à cena coreografias marcadas pelo experimentalismo, toques regionais e diálogo constante com o universal, estendendo as possibilidades da dança contemporânea em suas obras.

O grupo inaugurou uma nova fase em seus trabalhos, que tem como divisor o espetáculo “A Feira”, que leva aos palcos em um misto de dança e teatro, concretizado na obra da dramaturga potiguar Lourdes Ramalho e presta homenagem à feira de Campina Grande, tradicional ponto de comércio e encontros da cidade. Esse processo foi aprofundado em “Frestas, Fôlego e Pele”, lançado em 2015.

XII Semana Maranhense de Dança

Dentro a programação da XII Semana Maranhense de Dança, prosseguem nesta quarta, dia 17, as oficinas de capacitação que ocorrem na Sala de Dança, do Teatro Arthur Azevedo, e na Casa do Maranhão. Na Praça Nauro Machado, o palco abre espaço a partir das 18h para 24 apresentações de bailarinos e grupos maranhenses exibirem um verdadeiro show de ritmos e diversidade coreográfica das mais variadas expressões da dança.

A Semana Maranhense de Dança é uma produção do Governo do Estado do Maranhão e da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo por meio do Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Equatorial Energia e da CEMAR, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Valorizando a dança como expressão artística e cultural, o evento reúne oficinas espetáculos, coreografias, performances e intervenções, além da Mostra Competitiva, Mostra Infantil, Mostra de Danças Coletivas e da Batalha Negro Cosme.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.