XII Semana Maranhense de Dança

Quasar Cia de Dança: o fino da Bossa no Palco do Teatro Arthur Azevedo

Após dois anos de paralisação das atividades, a companhia retorna aos palcos com apresentação única em São Luís.

Na Mira / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Espetáculo traz também um momento de reflexão sobre o atual momento do Brasil usando o Rio de Janeiro, berço da bossa, como cenário.
Espetáculo traz também um momento de reflexão sobre o atual momento do Brasil usando o Rio de Janeiro, berço da bossa, como cenário. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A bossa nova é a inspiração para o inédito espetáculo da Quasar Cia de Dança “O Que Ainda Guardo...”, que abrirá em grande estilo a XII Semana Maranhense de Dança na próxima segunda-feira (15). Após dois anos fora dos palcos, o grupo goiano reacende a sua essência sinestésica e se apresenta às 20h30, no Teatro Arthur Azevedo.

Leia também: Teatro Arthur Azevedo lança edital para XII Semana Maranhense de Dança

“O Que Ainda Guardo...” representa um espetáculo genuinamente brasileiro embalado por 25 canções emblemáticas da bossa nova, como “Chega de saudade”, “Garota de Ipanema” e “Águas de Março”, dentre outros sucessos. A tessitura do gênero musical, liderado por João Gilberto há 60 anos, se une a um diálogo provocativo da linguagem corporal encenada por dez bailarinos. A junção de riquezas culturais brasileiras não poderia ser maior para a Quasar no ano em que completa 30 anos de existência.

Com coreografia de Henrique Rodovalho e direção geral de Vera Bicalho, o espetáculo traz também um momento de reflexão sobre o atual momento do Brasil usando o Rio de Janeiro, berço da bossa, como cenário.

Para Celso Brandão, Diretor do Teatro Arthur Azevedo e Coordenador Geral da XII Semana Maranhense de Dança, “a participação da Quasar Cia de Dança na abertura do Festival, é de enorme importância, para que nosso artistas possam fortalecer o intercâmbio cultural com os grupos nacionais, sobretudo quando se trata de uma das maiores companhias do Brasil, reconhecida nacionalmente e internacionalmente. Além do mais, dá a oportunidade para que o público maranhense veja espetáculos de outras regiões aqui em nosso Estado de forma gratuita. É um privilégio receber uma das maiores Companhias desse país e ainda celebrando os 60 anos da Bossa nova por meio da Dança”.

A Quasar anunciou a paralisação, interrompendo o trabalho de 25 criações e apresentações em diversas cidades do Brasil e de outros 25 países. Agora, completamente renovada, revitaliza momentos que fazem referência à sua trajetória, reconhecida, nacionalmente e mundialmente no estilo contemporâneo.

XII Semana Maranhense de Dança

A XII Semana Maranhense de Dança acontecerá de 15 à 21 de outubro no Teatro Arthur Azevedo, casas de cultura, instituições e espaços públicos da cidade de São Luís. Valorizando a dança como expressão artística e cultural, o evento reúne oficinas espetáculos, coreográfias, performances e intervenções, além da Mostra Competitiva e da Batalha Negro Cosme. O festival é uma produção do Governo do Estado do Maranhão e da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo por meio do Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Equatorial Energia e da Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.