Lançamento

Karina Biondi lança livro sobre PCC nesta sexta-feira (5), em São Luís

O lançamento do livro ocorrerá na Universidade Estadual do Maranhão.

Na Mira, com informações da assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Karina Biondi é escritora e antropóloga brasileira, formada na Universidade de São Paulo (USP).
Karina Biondi é escritora e antropóloga brasileira, formada na Universidade de São Paulo (USP). (Foto: Divulgação )

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (5), a escritora e antropóloga brasileira, Karina Biondi, promoverá o debate "Uma abordagem antropológica sobre o crime: Nascimento, fortalecimento e expansão do PCC" e o lançamento dos livros: "Junto e Misturado: Uma etnografia do PCC" e "Proibido roubar na Quebrada: Hierarquia, Território e Lei no PCC" na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em São Luís.

Karina Biondi começou a pesquisar sobre a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) durante sua graduação em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Seu primeiro livro é fruto da posição bastante peculiar que teve nas penitenciarias: a de antropóloga e esposa de detento.

"As principais avenidas de São Paulo nunca estão desertas. Meu carro é apenas um entre tantos a transitar pela Avenida Jornalista Roberto Marinho na madrugada de sexta-feira para sábado. Não posso enumerar os motivos que levam as pessoas a ganharem as ruas da madrugada, mas uma delas conheço bem, é o dia de visitas na cadeia", cita a antropóloga em seu primeiro livro "Junto e Misturado: Uma etnografia do PCC".

Os livros "Junto e Misturado: Uma etnografia do PCC" e "Proibido roubar na Quebrada: Hierarquia, Território e Lei no PCC", mostram o olhar critico e analítico sobre a atuação da organização criminosa nas cadeias e "quebradas" da grande São Paulo.

Com seus livros, Karina já ganhou o prêmio de Melhor Tese de Dourorado de 2016 e melhor livro do ano em 2017, pela Association for Political and Legal Anthropology, além da versão em inglês de "Junto e Misturado".

Para quem participar do debate, ganhará um certificado de 4 horas.

SERVIÇO:

O quê: Evento de lançamento de livro

Onde: Centro de Ciências Sociais Aplicadas/CCSA - Universidade Estadual do Maranhão (Campus Paulo VI)

Quando: 05 de outubro de 2018 às 16h

Contato: (98) 985163153 - adeilson.gvianna@gmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.