Cultura

I Festival de Circo: Saiba tudo sobre o projeto

O Festival acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro em São Luís.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
O evento tem o objetivo de consolidar nosso Estado como polo de formação profissional de artistas circenses. (Foto: Daniel Sena / Divulgação)
O evento tem o objetivo de consolidar nosso Estado como polo de formação profissional de artistas circenses. (Foto: Daniel Sena / Divulgação)

SÃO LUÍS - Neste fim de semana ocorre o I Festival de Circo em São Luís, a programação está repleta de novidade, com roda de conversa, espetáculos, imersão circense, show musical e muito mais.

Leia mais: I Festival de Circo ocorre neste fim de semana, em São Luís

O evento é aberto para todas as idades Foto: Diego Chaves / Divulgação.
O evento é aberto para todas as idades Foto: Diego Chaves / Divulgação.

Sobre o projeto:

O I Festival de Circo em São Luís é o primeiro evento independente da linguagem de circo na capital que se propõe a entrar no rol dos Festivais de Circo que acontecem em todo o Brasil.

O evento tem como objetivo consolidar nosso Estado como polo de formação profissional de artistas circenses, através da promoção de encontros, debates, espaços de troca, divisão e multiplicação da arte do circo.

Em sua primeira edição, o Festival acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro com vasta programação que inclui roda de conversa, espetáculos, imersão circense, cortejo artístico, show musical e palco aberto para artistas de todo canto do mundo!

Em caráter independente, contamos com a ajuda de parceiros diversos que nos ajudam a realizar esse sonho, e você pode nos ajudar através do financiamento coletivo que funcionará até o último dia do Festival! Basta fazer uma doação de qualquer quantia para a seguinte conta: Ag 1639-x | CC 130651-0 | Donny W Santos | Banco do Brasil
O comprovante pode ser enviado para o Whatsapp: 98 991390310 e quem doar pode receber um brinde de agradecimento a ser retirado no horário da programação do dia 01 de outubro na Praça Nauro Machado, último dia de Festival.

Dois destaques da programação é a estreia do Espetáculo “Palita Arruaçando”, da Companhia Miramundo, um espetáculo solo da palhaça Palita, vivida pela Professora Doutora Michele Cabral, além da “Caravana O Circo Tá na Rua”, projeto em parceria com a Mc Sports patrocinado pela Cemar através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que estará na manhã de domingo no Antigo Projeto Social Arte de Viver, no Vicente Fialho.

Esse Festival foi possível graças ao apoio da DC3, Sesc/MA, AGEM/MA, Maria Alves tattoo, Lets body piercing e todos que estão contribuindo com o financiamento coletivo.

PROGRAMAÇÃO I FESTIVAL DE CIRCO:

SÁBADO - 29/09
Centro Histórico | Teatro Alcione Nazaré
19h – Roda de Conversa “Ocupação de Espaço Público – O circo como espaço de mobilização política e social”
20h – Trecho do Espetáculo “Palhaços” Ateliê Academia de Dança

DOMINGO - 30/09
Vicente Fialho | Projeto Social Arte de Viver
09h – Caravana O Circo Tá na Rua (Projeto patrocinado pela Cemar via Lei Estadual de Incentivo à Cultura)

Centro Histórico | Odylo Costa Filho
14h às 18h – Imersão Circense

SEGUNDA-FEIRA - 01/10
São Cristóvão – Terminal de Integração
10h – Intervenção Urbana “Telas”
Centro Histórico | Praça Nauro Machado
17h – Coletivos de Ocupação
Brechós
Cortejo Artístico | Maratuque Upaon Açu
Palco Aberto Circense
Espetáculo em Estreia | “Palita Arruaçando” – Cia Miramundo
Corrida Sapeca de Palhaços
Bingo e sorteio de brindes
Discotecagem | Fê Marques
Show Musical | Banda Afrôs

Apresentação artística. Foto: Israel Lucas / Divulgação
Apresentação artística. Foto: Israel Lucas / Divulgação

Sobre o Coletivo

O Coletivo “O Circo Tá na Rua” existe desde 22 de Julho de 2013 e se propõe a construir um espaço de troca, multiplicação e divisão da arte do circo, mediante treinos semanais gratuitos e públicos na Praça Nauro Machado, todas as segundas das 18h30 às 21h, no Centro Histórico de São Luís. Nos encontros, a população tem acesso aos materiais para o aprendizado das técnicas circenses, em um grande treino coletivo, construindo um espaço de formação, discussão e revitalização da arte circense. O Circo Tá na Rua funciona em rede com diversos outros grupos culturais locais que atuam na ocupação de espaços públicos promovendo ações sociais e culturais voltadas para comunidade. De forma independente, em pouco tempo, o projeto tornou-se referência para artistas de circo locais e viajantes do Brasil e do mundo que buscam trocar experiências circenses, haja vista ser o único lugar da cidade de São Luís que oferece vivência gratuita de circo para qualquer pessoa de todas as idades.

CONTATO

Coordenador do Coletivo: Donny dos Santos
Fone: (98) 991390310 / 999817438

Redes Sociais
@ocircotanarua | facebook.com/ocircotanarua

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.