Evento de moda

Maranhense cria moda com cultura brasileira e inclusiva

A minicoleção de moda "Aldeias urbanas" do estilista e produtor de moda Manoel Mougeot convida a todos a se conectar às nossas raízes e relembrar da cultura maranhense.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Minicoleção Aldeias Urbanas por Manoel Mougeot. Na foto (esquerda para direita), Diego Barbosa, Jéssica Correia, Suely Gomes, Manoel Mougeot, Myrella Lima e Jonath Silva.
Minicoleção Aldeias Urbanas por Manoel Mougeot. Na foto (esquerda para direita), Diego Barbosa, Jéssica Correia, Suely Gomes, Manoel Mougeot, Myrella Lima e Jonath Silva. ( Foto: Divulgação)

Depois de ter trabalhado com as etnias indígenas Krikati e Kayapó em um editorial de moda que ficou conhecido internacionalmente, o estilista e produtor de moda Manoel Mougeot recria narrativas do folclore brasileiro e cultura indígena em sua mais nova coleção de moda em São Luís.

A minicoleção de moda "Aldeias urbanas" de Manoel Mougeot convida a todos a se conectar às nossas raízes e relembrar da cultura maranhense. Quando os franceses chegaram no Maranhão encontraram os indígenas Tupinambás. E em companhia do nosso fundador francês Daniel de La Touche, seis desses indígenas foram levados para Paris, a fim conhecer o rei de França Henrique IV. Como em toda viajem, ninguém é o mesmo depois de entrar em contato com uma nova cultura.

Para contar esse enredo, Manoel Mougeot se apropriou da diversidade cultural nativa maranhense para criar sua minicoleção, que referencia o nudismo indígena através das camisas transparentes de tule com grafismos,calças leggings estampadas e saias com pregas, criando uma "segunda-pele" para o corpo. Destaque para a estampa com referência indígena do "Jabuti", comumente usado como pintura corporal maranhense para enfeitar o corpo. "Todos os looks foram criados pensando no público que quer uma roupa urbana, confortável e com tecnologia para que também possa fazer seus exercícios físicos, como academia, corrida, ciclismo ou outros esportes, em uma rotina mais saudável", explica o estilista.

O desfile de lançamento aconteceu no dia 13 de setembro no evento beneficente Fashion Show CpdModa, na antiga fábrica têxtil Santa Amélia - atual sede do curso de Hotelaria e Turismo da UFMA, Centro. Promovido pelo Curso técnico de Produção em Moda do Instituto Daniel de La Touche, sediado próximo a ponte do São Francisco, São Luís. Na abertura, o performer Gaybriel Sebastian vestia um dos looks de Manoel Mougeot, camisa de tule e saia kilt com estampa do "Jabuti". "A tradução de kilt não é saia, mas sim um tecido que cobre o corpo. Basicamente era isso que as índias Kayapó usavam quando as conheci, tecidos enrolados na cintura, que sempre caiam, pois não tinha a mesma ergonomia do que um kilt" comenta Mougeot.

Passarela inclusiva. "Unirmos pelas diferenças é a melhor solução para construção de uma cultura inclusiva e plural no Maranhão e Brasil", afirma Manoel Mougeot, ao defender a importância da formação de novas aldeias urbanas, em que a pessoa com deficiência, negros, brancos, mulheres e gordos desfrutem dos mesmos direitos e deveres na sociedade. "É por isso que coloquei na passarela, modelos dos diversos tipos de corpo e etnia, a Moda precisa ter um Design universal e inclusivo para que todo possam ter acesso", argumenta o estilista.

Sucesso internacional. Esse ano Manoel Mougeot foi destaque no reality show documental "Criativos.BR" do SBT Nordeste por seu trabalho como produtor de moda no Maranhão. No programa, o produtor teve como desafio, desenvolver um ensaio fotográfico nas cachoeiras de Carolina-MA tendo como modelos: indígenas da etnia Krikati e Kayapó, que pouco falavam português, mas que apresentaram uma grande riqueza estética e cultural. O episódio foi exibido em todo o nordeste brasileiro e mais de 23 países através do canal a cabo Fashion TV. Depois dessa experiência com os indígenas, Mougeot começou a desenvolver trabalhos de resgate à valorização da cultura nativa maranhense através da Moda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.