Iniciativa

Conheça o abrigo Sítio dos Gatos, montado à beira do Rio Bacanga

O local foi construído para abrigar os animais abandonados e agora conta com câmeras de videomonitoramento para evitar casos de abandono e violência.

André Nadler / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17

SÃO LUÍS - "Aquele que não é capaz de amar um animal não é capaz de amar ninguém...". A frase foi dita por uma das fundadoras do Sítio dos Gatos, Josenilda Veras, enquanto segurava no colo um dos filhotes que moram no abrigo. O local sofria com o acúmulo de lama e o abandono de diversos gatos na região, às margens do rio Bacanga, no bairro Areinha.

Juntamente com outros voluntários, Josenilda providencia os cuidados necessários ao animais que estão no Sítio dos Gatos. Os gatos estão à espera de adoção, mas enquanto o grande dia não chega, eles são alimentados e protegidos, na medida do possível, por quem está engajado no grupo. "O local só existe por causa do número absurdo de bichos abandonados naquele local. O correto é que todos eles estivessem com seus donos, em segurança.", comentou Josenilda.

A ideia de construir um 'sítio' para animais nasceu de um grupo de quatro voluntários sensibilizados com a situação dos gatos à beira do rio, mas outro problema está assombrando o local. Constantemente o abrigo tem sido alvo de vandalismo e diversos gatos estão morrendo em chacinas que acontecem de tempos em tempos. No último mês, o Sítio dos Gatos foi atacado duas vezes e uma delas no dia seguinte das gravações do vídeo.

Para tentar evitar os crimes no local, o grupo tentar trabalhar na fiscalização permanente. Além de estarem presentes diariamente, duas câmeras foram instaladas no local. "Estamos desesperados tentando conter esse tipo de situação. Não suportamos mais ver o Sítio dos Gatos manchado com o sangue de animais inocentes." enfatizou Teresa Torres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.