Evento

Escritora publica romance de estreia ambientado em São Luís

O lançamento será realizado na próxima quarta-feira (5), às 19h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Escritora Clarissa Carramilo, de 29 anos, publicou este ano seu romance de estreia Cidade Espanto.
Escritora Clarissa Carramilo, de 29 anos, publicou este ano seu romance de estreia Cidade Espanto. ( Foto: Divulgação)

A escritora Clarissa Carramilo, de 29 anos, publicou este ano seu romance de estreia Cidade Espanto (Ed. Oito e Meio, 2018), com narrativa totalmente ambientada em São Luís, no Maranhão. O lançamento será realizado na próxima quarta-feira (5), às 19h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping, na capital maranhense. A entrada é gratuita e aberta para todos os públicos.

O romance conta a trajetória de Antonela, uma jovem repórter empregada por um site de notícias que trabalha fazendo a crônica diária de São Luís. A cada pauta recebida, ela nos apresenta a cidade como uma personagem, em todos os seus matizes. Unindo crônica e poesia, a autora nos convida, desde as primeiras páginas, a embarcar em uma verdadeira jornada.
“Não é uma história autobiográfica, como muita gente acaba pensando, já que eu sou jornalista. Ao mesmo tempo, há sim muito de nós em tudo que criamos. Existem pontos em comum, inquietações transferidas para a protagonista, mas há uma enorme distância entre uma vida real e simples e a de uma personagem complexa”, explica a autora.
As histórias vão da socialite deslumbrada à mendiga que espera por um barco que nunca chega ao cais; de um crime num bordel à identidade secreta da autora de um blog de sucesso; da dor à festa, a protagonista leva o leitor a uma viagem pela capital maranhense. Inicialmente, tudo o que leitor sabe é que ela leva consigo uma grande perda, de dimensões titânicas, e que molda cada passo dado por ela dali em diante.

“Foi um trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos. Começou como um exercício ocasional, movido pelo receio de perder a habilidade de escrever diferente do padrão jornalístico exigido quando trabalhava na redação, um padrão muito bom. Foi mais um movimento pessoal, em que eu senti a necessidade de fugir da objetividade jornalística para manter viva a vontade de literatura em mim”, conclui.
Lançamento

O lançamento será realizado no dia 05 de setembro de 2018, às 19h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping, no Jaracati, em São Luís (MA). Na ocasião, haverá: uma exposição fotográfica, assinada pela fotógrafa Elise Madeira, uma roda de conversa, intitulada “Visões sobre Cidade Espanto: jornalismo e literatura contemporânea no Maranhão”; e uma sessão de autógrafos.
Para a roda de conversa, estão confirmadas as participações da escritora Camila Chaves; da jornalista Bruna Castelo Branco, editora do jornal O Estado do Maranhão; e do professor de comunicação social e secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves.
Minibiografia da autora

Clarissa Carramilo nasceu em São Luís (MA), em 1989. É escritora, jornalista e mestre em Ciências Sociais (UFMA). Foi redatora do portal G1 Maranhão e assessora de imprensa na Sedihpop. Em 2017, foi selecionada pelo Edital de Apoio a Publicação de Obras Literárias da Fapema, por meio do qual publicou Cidade Espanto (Oito e Meio, 2018), seu primeiro livro.
Minibiografia dos convidados

Bruna Castelo Branco nasceu em São Luís (MA). É jornalista, especialista em Jornalismo Cultural e mestranda em Cultura e Sociedade pela UFMA. Atua como jornalista cultural há 11 anos, onde já exerceu cargo de repórter e atualmente é editora do Caderno Alternativo, do jornal O Estado do Maranhão. Desenvolve pesquisa sobre o escritor, roteirista e jornalista maranhense José Louzeiro.

Camila Chaves é Relações Públicas (UFMA) e mestre em Comunicação (UFC). Na Literatura, publicou o primeiro conto na coletânea Farol (Moinhos, 2017). Este ano, teve textos selecionados para a Coletânea Literária LGBT do Ceará (Aliás Selo Editorial, 2018), para a Coletânea de Escritoras da Editora Calamares e para o Programa de Aprendizagem na Idade Certa. Integra o Ateliê de Narrativas Socorro Acioli e o Coletivo Delirantes de Escritoras e Escritores.
Chico Gonçalves é jornalista, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Atualmente, é secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão. Publicou O Dissídio das Vozes: a Política dos Jornais Segundo os Manuais de Redação Folha, Estado e Globo (EdUFMA, 2010).
Sinopse do livro

Algumas cidades são personagens tão singulares quanto aqueles que as habitam; têm suas próprias personalidades, conflitos e afetos, e percorrer suas ruas pela primeira vez é como estabelecer um diálogo. Para os que nelas nasceram, e as conhecem de cor, no entanto, é impossível separar a cidade de sua própria história. E é por isso que não causa espanto que o romance de estreia de Clarissa Carramilo tenha por título “Cidade Espanto”: nele conhecemos Antonela, uma jovem repórter empregada por um site de notícias para fazer a crônica diária de São Luís, esta cidade-personagem, em todas as suas matizes. Da socialite deslumbrada à mendiga que espera por um barco que nunca chega ao cais; de um crime num bordel à identidade secreta da autora de um blog de sucesso; da dor à festa – assim somos apresentados ao mundo que Antonela conhece tão bem, e que se torna o caminho ideal para conhecê-la também. Porque tudo que sabemos a princípio é que Antonela leva consigo uma grande perda, de dimensões titânicas, e que molda cada passo dado por ela dali em diante. E também fica claro que ela não nos deixará saber de tudo assim, tão facilmente. Para que a conheçamos, é preciso acompanhá-la, sabendo que a cada nova matéria postada, uma nova peça se encaixará. E que no fim, quando tudo fizer sentido, talvez faça um pouco mais para Antonela também. Unindo crônica e poesia, a autora nos convida, desde as primeiras páginas, a embarcar nessa jornada – e podem ter certeza de que será compensadora. Porque Antonela não quer nos esconder nada – ao menos, nada que ela mesma não esteja descobrindo enquanto vive através destas páginas.
Fonte: http://oitoemeiocombr.carreiral2.dominiotemporario.com/?product=cidadeespanto

Serviço
O quê: Lançamento do livro Cidade Espanto (Oito e Meio, 2018);
Onde: Livraria Leitura (São Luís Shopping);
Quando: 19h;
Quanto: Entrada Franca.
Programação
19h-20h – Café e exposição fotográfica;
20h-20h30 – Roda de conversa “Visões sobre Cidade Espanto: jornalismo e literatura contemporânea no Maranhão”, com convidados;
20h30 – Sessão de autógrafos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.