De 9 a 12 de agosto

Companhia Cazumbá comemora 45 anos com apresentação em São Luís

O grupo fará quatro apresentações no Teatro Arthur Azevedo, com entrada gratuita.

Liliane Cutrim/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17

A Companhia Cazumbá vai se apresentar no Teatro Arthur Azevedo (TAA), em São Luís, nos dias 9, 10, 11 e 12 de agosto, em celebração aos seus 45 anos de fundação. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do TAA ou na sede da Cia Cazumbá, localizada na rua Portugal, 380, na Praia Grande.

Sobre o Espetáculo

A Companhia está preparando duas montagens para compor a “Cazumbeira”, que são os espetáculos “Bogi Buá” e “Auto do Bumba-Meu-Boi”, os quais serão divididos em dois atos, entre percussão e corda.

O primeiro espetáculo é o Auto do Bumba-meu-boi, dança-folguedo maranhense que tem como um de seus principais personagens a figura folclórica que deu nome ao grupo teatral. O Cazumbá é justamente a criatura de outro mundo, que vaga pela noite fazendo travessuras, mas que abandona suas características sombrias para louvar aos santos no mês de junho, principalmente São João.

No espetáculo Auto do Bumba-meu-boi, a Companhia Cazumbá aborda uma das passagens da brincadeira que, com o passar do tempo, está ficando à margem da apresentação nas festas juninas maranhenses. É o momento do folguedo que encena o desejo de Catirina de comer a língua do boi mais bonito da fazenda onde seu marido (Pai Francisco) é vaqueiro e escravo.

O segundo espetáculo, Bogi-Buá, reúne sete danças populares que sofreram a influência das culturas africana, indígena e branca: Bambaê, Pela Porco, Baralho, Baile de São Gonçalo, Tambor de Crioula, Caroço e Tambor de Mina. Algumas delas já não são mais praticadas, o que faz do Bogi-Buá uma referência de resgate de determinadas manifestações (caso do Bambaê e do Tambor da Mina).

Apesar de ter o folclore como matéria-prima, a companhia enfatiza seu compromisso primeiro com a dança e o teatro, que releem as manifestações folclóricas e populares.

Serviços

Companhia Cazumbá comemora 45 anos de fundação

Data: 9, 10, 11 e 12 de agosto

Programação:

Quinta-feira (Somente para convidados), às 20h

Sexta-feira (Apresentação para escolas, às 16h).

Sábado, às 20h e Domingo, às 19h.

Local: Teatro Artur Azevedo (Rua do Sol).

Informações: Instagram @ciacazumba

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.