Homenagem

Pianista homenageia Chaplin em show “Cinepiano Tony Berchmans”

O espetáculo será realizado no dia 3 de agosto, na capital maranhense.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
O “Cinepiano Tony Berchmans” é um raro tributo ao cinema e à trilha sonora.
O “Cinepiano Tony Berchmans” é um raro tributo ao cinema e à trilha sonora. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - São Luís vai aplaudir o espetáculo audiovisual “Cinepiano Tony Berchmans”, que será apresentado pela primeira vez no Maranhão no dia 3 de agosto, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol). Único do gênero no Brasil, a proposta, criada pelo compositor e pianista paulista Tony Berchmans, já realizou mais de 120 edições, entre cidades do Brasil e da Europa.

No espetáculo, Tony Berchmans improvisa uma trilha sonora original para clássicos do cinema mudo, utilizando temas de sua autoria em intenso sincronismo com a ação e com a narrativa emocional do filme. Nesta edição, será projetado o filme “O Garoto”, de Charlie Chaplin. “Para mim, será uma honra apresentar o ‘Cinepiano Tony Berchmans’ em São Luís, pela primeira vez. Ainda mais acompanhando um dos maiores clássicos de um dos gênios do cinema. Esse filme é uma sensível e divertida aventura, que agrada pessoas de todas as idades e gostos.”, diz Berchmans.

O “Cinepiano Tony Berchmans” é um raro tributo ao cinema e à trilha sonora. Trata-se de um impressionante exercício de improvisação e sincronismo, no qual o acompanhamento musical de clássicos ao vivo torna-se uma experiência audiovisual única. No espetáculo, a música narra as cenas com precisão e ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas.

Além de óbvias habilidades técnicas, Berchmans conta com um enorme vocabulário de ferramentas de interpretação pianística, e traz ao público um veloz ritual de criatividade, técnica e sensibilidade. Nos últimos anos, o “Cinepiano Tony Berchmans” passou por prestigiados espaços e eventos pelo Brasil, além de apresentações especiais em Portugal, Inglaterra, Noruega, Itália e Romênia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.