Arte

Ocupação Trapiche #08 recebe palestra sobre Arteterapia

"Eu e/em meus primeiros passos" é de autoria da artista Milena Vale Chiacchio.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
O palestrante opina que a mostra revela um processo de configuração de imagens cotidianas e processos expressivos.
O palestrante opina que a mostra revela um processo de configuração de imagens cotidianas e processos expressivos. (Foto: Agência São Luís )

SÃO LUÍS - A Arteterapia refere-se à utilização de recursos e técnicas artísticas em contextos terapêuticos e foi tema da palestra proferida pelo arteterapeuta e produtor cultural, André Lobão, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, nesta semana. A palestra é parte da mostra 'Ocupação Trapiche #08', intitulada "Eu e/em meus primeiros passos" e de autoria da artista Milena Vale Chiacchio, que possui deficiência mental.

O arteterapeuta e produtor cultural André Lobão afirma que a arteterapia remete aos sentidos simbólicos que ampliam a visão enquanto ser humano, principalmente no mundo atual de completo isolamento em que há um distanciamento da essência. "Por isso, é preciso retornar para as culturas populares, indígena, dos povos originários que fazem parte de todo esse processo cultural formado pelo povo brasileiro, para que gente possa se compreender dentro da nossa diversidade cultural", explica.

Sobre a exposição da artista Milena Vale Chiacchio, o palestrante opina que a mostra revela um processo de configuração de imagens cotidianas e processos expressivos com uma energia de afeto e emoção.

A contadora de histórias e arte-educadora Dati Bezerra disse ter gostado muito da palestra por ter sido seu primeiro contato com um profissional da área que pudesse elucidar alguns questionamentos. "Eu já tenho contato com arte e terapia de florais. Me chamou a atenção saber que a arteterapia está tão bem estruturada em um sentido de poder abarcar um processo expressivo de reconhecimento e organização desse processo, força criativa que muitas vezes a gente deixa na sombra", afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.