São João 2018

Prefeitura de São Luís abre festejos juninos na praça Maria Aragão nesta sexta-feira (15)

As mais diversas atrações da cultura e do folclore maranhense passarão pelos palcos da praça.

Na Mira, com informações da Secult

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
As mais diversas atrações da cultura e do folclore maranhense passarão pelos palcos da praça.
As mais diversas atrações da cultura e do folclore maranhense passarão pelos palcos da praça.

SÃO LUÍS - Com cerca de 10 atrações por noite e quase 200 apresentações programadas para os 17 dias de festa junina, a Prefeitura de São Luís abre, oficialmente, nesta sexta-feira (15), o Arraial da praça Maria Aragão. As mais diversas atrações da cultura e do folclore maranhense passarão pelos palcos da praça. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), acontece até dia 1º de julho, com programação das 18h à 1h. Além do Arraial da Maria Aragão a Prefeitura está apoiado apoiando outros arraias espalhados pela cidade ao exemplo do Arraial do Ipem, da Nauro Machado e da Vila Palmeira.

O titular da Secult, Marlon Botão, destaca a diversidade das atrações na programação oficial do São João ludovicense. "Iniciaremos nesta sexta-feira mais uma grande festa da nossa cultura popular, primando pela diversidade das nossas manifestações, dos nossos folguedos, para proporcionar ao público uma vasta e alegre programação que agrade a ludovicenses e visitantes", observou Marlon Botão.

"Estamos muito satisfeitos com o início de mais um São João de Todos. Vamos mostrar toda a forma e diversidade da Cultura maranhense com festas espalhadas pelo estado inteiro, movimentando a economia criativa e a cadeira produtiva do turismo", destacou o secretário estadual de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

As atrações prosseguem no fim de semana, recheado de apresentações para todos os gostos.
As atrações prosseguem no fim de semana, recheado de apresentações para todos os gostos.

Logo na abertura, dia 15, o tambor de crioula de Apolônio dará o tom genuíno das tradições juninas locais. Em seguida, grandes nomes do bumba meu boi se apresentam no terreiro da Maria Aragão, entre eles o Boi da Vila Conceição, às 20h; o Boi do Oriente, às 21h; Boi de Axixá às 23h; Boi da Maioba, às 00h; Boi de Morros, às 01h. Ainda na programação de abertura da festa, a Arena do Forró abre espaço para quem aprecia o melhor do ritmo pé de serra, a partir das 20h, com apresentações dos grupos Forró do Cabo Zé e Forró do Rui Mário. O público poderá ainda apreciar o romantismo de Eugênia Miranda, em show no palco principal da praça, a partir das 22h.

As atrações prosseguem no fim de semana, recheado de apresentações para todos os gostos. No sábado (16), a festa inicia com uma programação voltada ao público infantil, com a contagiante batucada do tambor de crioula mirim Arte Nossa, às 18h. Em seguida, se apresenta no palco da Maria Aragão, o bumba meu boi de Costa de Mão da Soledade, às 19h. Flávia Bittencourt e convidados - Alceu Valença e Nando Cordel - prometem levantar o público, em show no palco principal, das 20h às 22h50.

A programação do sábado também contará com apresentação da Dança Country Cowboy de Ouro, às 23h. Já na Arena do Forró, o Trio Poeirão e o Grupo 3 do Forró animam os visitantes ao ritmo do forró pé de serra, das 20h às 22h. A noite encerra com a apresentação do grupo alternativo Novilho Branco, 00h; e o bumba meu boi de Maracanã, às 01h.

No domingo (17), o terreiro da Praça Maria Aragão inicia com o cacuriá mirim Rabo de Saia, para fazer a festa da criançada, às 18h. Na sequência, apresentam-se a Dança do Coco Pirinã (19h), Dança Portuguesa Aliança Portuguesa (20h), seguida do bumba meu boi Upaon Açu (22h). O show da banda Forró Vinil anima o público a partir das 22h, no palco principal. Na Arena do Forró, toda a animação do Forró Bom Demais e de Raimundinho e Forró Pé no Chão, as 20h às 22h. Em seguida, o grupo alternativo Companhia Boizinho Barrica adentra o terreiro da Maria Aragão, para deleite dos amantes da brincadeira. A programação do domingo termina com a apresentação do bumba meu boi Brilho da Ilha, às 00h.

A festa continua na semana seguinte, apresentando a cada dia as mais diversas formas de manifestações da cultura maranhense.
A festa continua na semana seguinte, apresentando a cada dia as mais diversas formas de manifestações da cultura maranhense.

A festa continua na semana seguinte, apresentando a cada dia as mais diversas formas de manifestações da cultura maranhense, com uma programação que integra bumba bois contemplando todos os cinco sotaques – costa de mão, zabumba, baixada, matraca e orquestra –, além de grupos alternativos, tambor de crioula, cacuriá, quadrilhas juninas tradicionais e estilizadas, forró pé de serra, dança do boiadeiro/country, danças regionais, dança portuguesa e shows com artistas locais e de outros estados.

Serviços

Para garantir a estrutura, a organização e o brilho da festa, a Prefeitura de São Luís está desenvolvendo uma serie de serviços para manter a limpeza, o disciplinamento do trânsito, o ordenamento da venda de produtos no local, entre outros serviços.

Para assegurar a iluminação adequada nos circuitos oficiais de festa junina, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) intensificou o trabalho de recuperação e melhoria da iluminação pública, realizando a manutenção da rede e a colocação de projetores especiais de iluminação. O trabalho da Semosp também incluiu serviços de melhoria da infraestrutura dos espaços.

O disciplinamento do trânsito também será intensificado nas áreas de festas juninas. Para isto, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), vai aumentar o número de agentes nos locais para realizar a fiscalização e manter a ordem e o fluxo no trânsito, nas vias próximas aos espaços de festa junina. Serão deslocados 60 agentes de trânsito por dia em 20 viaturas (carros e motocicletas) que reforçarão o ordenamento do trânsito nos principais arraias da cidade.

A SMTT também está atuando na educação para um trânsito responsável e seguro por parte dos motoristas. Para tanto estará com a equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran) em todos os arraiais da cidade. Durante as atividades serão distribuídos panfletos e bandeirolas aos brincantes, além da presença da Mascote Joca, grande atração da ação, principalmente entre as crianças.

Também estão sendo reforçados os serviços relativos à vigilância sanitária, para garantir a segurança à saúde do consumidor de alimentos nos arraiais e nas vendas ambulantes nos arredores das festas. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária, vai atuar com várias equipes de fiscais devidamente identificados, que estarão circulando nos espaços onde há comércio de produtos alimentícios.

O trabalho será de orientação, mas as irregularidades encontradas estarão passíveis de inutilização dos produtos e apreensão dos utensílios que não estejam de acordo com as normas sanitárias. O propósito da ação é minimizar os riscos de doenças transmitidas por alimentos contaminados.

Para garantir que os produtos vendidos nos arraiais sejam adequados ao consumo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou capacitação de 180 vendedores ambulantes cadastrados para trabalhar nos espaços de festa. O treinamento versou sobre a forma adequada de manipulação dos alimentos e conservação dos produtos, orientação sobre higiene e limpeza, tipos de embalagens e utensílios que devem ser utilizados conforme cada produto. A capacitação abordou, ainda, temas relacionados à apresentação pessoal, a vestimenta adequada, aspectos considerados fundamentais para a boa imagem do comércio e dos produtos ofertados. Os ambulantes também participaram de palestra sobre Atendimento ao Cliente, realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Sectur).

O ordenamento dos espaços ocupados nos arraiais e arredores também foi trabalhado de forma a garantir a ordem nos locais. O serviço é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana. O órgão está atuando desde o inicio do planejamento dos arraiais, realizando o cadastramento dos ambulantes que vão trabalhar no período junino e repassando todas as orientações procedimentais quanto à atuação dos vendedores de lanches e das barracas de comida típica. O objetivo é disciplinar o serviço conforme o código de postura da cidade e manter o controle para não ter haver atuação desordenada do serviço.

Limpeza

A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, esta apoiando todos arraias de São Luís garantindo a limpeza dos locais, atendendo às solicitações de serviço. Foram realizados serviços de capina e roçagem nos locais de festa. Também serão fornecidos sacos de lixo para que a organização dos arraiais faça o acondicionamento correto dos resíduos e disponham para a coleta.

Nos arraiais oficiais do São João de Todos, promovido pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado, além da capina e roçagem estão sendo colocados tonéis para que os frequentadores façam o descarte adequado do resíduo gerado durante as brincadeiras. No dia seguinte às apresentações será feita a lavagem dos locais, como nos arraiais da Praça Maria Aragão e Praça Nauro Machado.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informa que o esquema de limpeza montado especialmente para o período junino vai garantir o bom funcionamento dos espaços. "Temos diversos arraiais na cidade sendo organizados nos bairros pelas comunidades, além dos grandes arraiais com grande público. Por isso, vamos manter estes espaços limpos para que todos se divirtam com tranquilidade", disse.

Além dos serviços operacionais de limpeza urbana, serão feitas também ações de educação ambiental com o público para conscientizar sobre a importância do manejo correto do lixo, coleta seletiva e reciclagem. Nos dias 16 e 28 deste mês serão montados o Espaço Cidadão Limpeza Cidade Beleza no Arraial da Praça Maria Aragão onde ocorrerão as atividades.

DIA 15 (sexta-feira)
19h Tambor de Crioula de Apolônio
20h Bumba-meu-Boi de Costa de Mão da Vila Conceição
21h Bumba-meu-Boi da Baixada Oriente
22h Show de Eugênia Miranda
23h Bumba-meu-Boi de Orquestra de Axixá
00h Bumba-meu-Boi de Matraca da Maioba
01h Bumba-meu-Boi de Orquestra de Morros
Arena do Forró
20h Forró do Cabo Zé
22h Forró do Rui Mario

DIA 16 (sábado)
18h Tambor de Crioula Mirim Arte Nossa
19h Bumba meu boi de Costa de Mão da Soledade
20h às 22h50 Show de Flávia Bittencourt e convidados (Alceu Valença e Nando Cordel)
23h Dança Country Cowboy de Ouro
00h Grupo Alternativo Novilho Branco
01h Bumba meu boi de Matraca de Maracanã
Arena do Forró
20h Trio Poeirão
22h Grupo 3 do Forró

DIA 17 (domingo)
18h Cacuriá Mirim Rabo de Saia
19h Dança do Coco Pirinã
20h Dança Portuguesa Aliança Portuguesa
21h Bumba meu boi Upaon Açu
22h Show com a Banda Forró Vinil
23h Grupo Alternativo Companhia Boizinho Barrica
00h Bumba meu boi Brilho da Ilha
Arena do Forró
20h Forró Bom Demais
22h Raimundinho e Forró Pé no Chão

DIA 18 (segunda-feira)
19h às 20h50 - Comemorações alusivas ao Dia Nacional do Tambor de Crioula com a participação dos seguintes grupo União de São Benedito (Mestre Felipe), Turma dos Crioulos, Cravo e Rosa de São Benedito, Tambor de Leonardo, Unidos Venceremos, Oriente, Maranhão (Mestre Basílio), Juventude de São Benedito, Tijupá, Aruanda
21h Companhia Encantar
22h Show Marajunino
23h Bumba meu boi da Baixada Capricho do Povo
00h Bumba meu boi Brilhoso do Sol e Mar
Arena do Forró
20h Kambada do Forró
22h Zeca Melo

DIA 19 (terça-feira)
19h Dança Country Festa de Rodeio
20h Cacuriá Assa Cana
21h Bumba meu boi de Zabumba de Dona Zeca
22h Show de Gargamel
23h Bumba meu boi de Orquestra Brilho da Terra
00h Bumba meu boi da Baixada Rosa de Saron
Arena do Forró
20h Andrezinho e os Brotos do Forró
22h Trio Mandacaru

DIA 20 (quarta-feira)
19h Dança do Boiadeiro Gaucho Negro
20h Dança Portuguesa Majestade de Portugal (Rosário)
21h Bumba meu boi de Zabumba Unidos Venceremos
22h Show com o Grupo Forró Sacode
23h Bumba meu boi de Orquestra Encanto do Olho d'Água
00h Bumba meu boi da Baixada Brilho da Liberdade
Arena do Forró
20h Forró do Rui Mario
22h Trio Mulundus

DIA 21 (quinta-feira)
19h Dança Portuguesa Lusiadas de Évora
20h Cacuriá do Jhon
21h Companhia Batuk
22h Show com o Grupo Folia de Três
23h Bumba meu boi de Orquestra Encanto de São Cristóvão
00h Bumba meu boi da Baixada União da Baixada
01h Bumba meu boi de Matraca de São José de Ribamar
Arena do Forró
20h Forró Bom Demais
22h Forró do Cabo Zé

DIA 22 (sexta-feira)
19h Tambor de Crioula Maracrioula
20h Dança Portuguesa Império de Lisboa
21h Quadrilha Asa Branca
22h Show com o Grupo Lamparina
23h Bumba meu boi da Baixada de Apolônio
00h Cacuriá de Dona Teté
01h Bumba meu boi de Orquestra de Axixá
Arena do Forró
22h Zeca Melo

DIA 23 (sábado)
19h Tambor de Crioula Arte Nossa
20h Show de Lairton e seus Teclados
21h Grupo Alternativo Novilho Branco
22h Bumba meu boi da Baixada Unidos de Santa Fé
23h Bumba meu boi de Orquestra de Nina Rodrigues
00h Bumba meu boi de Orquestra de Morros
01h Bumba-meu-Boi de Matraca da Maioba
Arena do Forró
20h Trio Poeirão
22h Grupo 3 do Forró

DIA 24 (domingo)
19h Show Feita na Pimenta com Alexandra Nicholas
20h Bumba meu boi de Costa de Mão de Rama Santa
21h Bumba meu boi de Orquestra Brilho do Amanhecer
22h Show de Chico Nô e Zé Paulo
23h Grupo Alternativo Companhia Pirilampo
00h Bumba meu boi de Orquestra Mimoso de São Bento
01h Bumba meu boi de Matraca da Pindoba
Arena do Forró
22h Raimundinho e Forró Pé No Chão
20h Trio Mandacaru

DIA 25 (segunda-feira)
19h Dança do Boiadeiro Encanto de Alcântara
20h Bumba meu boi de Zabumba da Fé em Deus
21h Bumba meu boi da Baixada União da Vila Mauro Fecury
22h Show Iluguerê
23h Bumba meu boi de Orquestra Lendas e Magia
00h Companhia Sotaque de Imperatriz
01h Bumba meu boi de Matraca da Madre Deus
Arena do Forró
20h Kambada Do Forró
22h Trio Mulundus

DIA 26 (terça-feira)
19h Dança do Caroço Tremembés
20h Dança Portuguesa A Arte e Beleza de Portugal
21h Grupo Alternativa Piaçaba
22h Show de Thais Moreno e banda
23h Bumba meu boi de Orquestra Lírio de São João
00h Bumba meu boi de Matraca de Miritiua
01h Bumba meu boi de Orquestra Juventude de Miranda do Norte
Arena do Forró
20h Andrezinho e Os Brotos do Forró
22h Forró do Rui Mario

DIA 27 (quarta-feira)
19h Quadrilha Flor do Sertão
20h Bumba meu boi de Zabumba de Leonardo
21h Bumba meu boi de Matraca Famosão de Humberto de Campos
22h Show de Katia Cilene&Fabrícia e banda
23h Bumba meu boi de Orquestra da Lua
00h Bumba meu boi da Baixada de Pindaré
01h Bumba meu boi de Orquestra do Una
Arena do Forró
22h Forró do Cabo Zé
20h Trio Mulundus

DIA 28 (quinta-feira)
19h Grupo de Dança Lelê de São Simão
20h Bumba meu boi de Zabumba de Guimarães
21h Bumba meu boi de Orquestra Encanto da Ilha
22h Show de Fagner
23h Bumba meu boi de Mtraca de Itapera do Maracanã
00h Bumba meu boi de Orquestra Meu Tamarineiro
01h Bumba meu boi da Baixada de Apolônio
Arena do Forró
20h Zeca Melo
22h Grupo 3 do Forró

DIA 29 (sexta-feira)
19h Cacuriá Estrela do São Francisco
20h Bumba meu boi de Costa de Mão Brilho de Areia Branca
21h Bumba meu boi de Orquestra Tradição de São Bento
22h Show de Tereza Canto
23h Bumba meu boi de Matraca de São José dos Índios
00h Bumba meu boi de Orquestra de Sonhos
01h Bumba meu boi de Matraca do Maiobão
Arena do Forró
22h Andrezinho e Os Brotos do Forró
20h Forró Bom Demais

DIA 30 (sábado)
19h às 21h50 - Apresentação de 10 quadrilhas juninas, classificadas para o Festival Nacional de Quadrilhas Juninas
22h Show de Fabio Alta Tensão
23h Bumba meu boi de Orquestra de São Simão
00h Bumba meu boi da Baixada de Santa Fé
01h Bumba meu boi de Orquestra de Nina Rodrigues
Arena do Forró
20h Trio Mandacaru
22h Kambada do Forró

DIA 1º/07 (domingo)
18h Tambor de Crioula de Maria Seguins
19h Quadrilha Rosa Amarela
20h Bumba meu boi de Zabumba de Mestre Basilio
21h Grupo Alternativo Baile de Caixa
22h Show de Pinduca e banda
23h Grupo Alternativo Companhia Marizés
00h Bumba meu boi de Orquestra Brilho da Juventude
Arena do Forró
20h Raimundinho e Forró Pé No Chão
22h Trio Poeirão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.