Cinema educacional

Exibição de filmes levanta debate sobre direitos humanos

As exibições ocorrerão em instituições de ensino de todo o Brasil.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
A Mostra conta com um agente mobilizador em cada estado.
A Mostra conta com um agente mobilizador em cada estado. (Reprodução)

BRASIL - Uma mostra de cinema criada para discutir os Direitos Humanos dentro das escolas e universidades. Esta é a proposta do Cinema em Movimento – Circuito Universitário, que ocorre nos meses de maio e junho, nas 27 capitais do Brasil. Os filmes escolhidos para esta edição do projeto são: Betinho – A Esperança Equilibrista, Humano – Uma Viagem pela Vida, e Nunca Me Sonharam.

Todas as sessões são gratuitas, abertas ao público e seguidas de debates com acadêmicos, pesquisadores, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos.“O debate é algo primordial para o projeto. O nosso intuito é que os filmes sejam fios condutores para, justamente, discutir a respeito da temática que eles abordam”, explica Tatiana Maciel, coordenadora da Mostra.

São Luís receberá as primeiras sessões no Teatro Maria Izabel, na UNDB, Renascença. Nesta terça (22) às 19h o filme Nunca me sonharam será exibido, seguido de debate com Marcelo Amorim. Na quarta (23) o filme Humano será exibido às 18h, seguido de debate com a Elizabeth de Oliveira Serra, Psicóloga, professora de Psicologia, Mestre em Ciências Sociais, Membro do Grupo de Pesquisa Educares - Psicologia, Educação e Diversidade.

A Mostra conta com um agente mobilizador em cada estado. Trata-se de um universitário selecionado e capacitado pela MPC Filmes, que passa a ser o responsável, em sua cidade, por articular as exibições em instituições de ensino, divulgar o evento, convidar debatedores para compor as mesas de debates, além de relatar cada sessão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.