Cultura

Documentário O Divino em Mim será lançado nesta segunda (30)

O lançamento será ás 18h no Laborarte, em São Luís.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
A exibição acontece nas vésperas das Festas do Divino.
A exibição acontece nas vésperas das Festas do Divino. (Arte: Brenda Maciel)

Na próxima segunda-feira (30), será lançado o documentário O Divino em Mim, às 18h no Laborarte. A exibição acontece nas vésperas das Festas do Divino, o mais tradicional do Estado, como a de Alcântara e da Casa das Minas.

No mesmo dia, semanalmente, o Laborarte viabiliza a oficina de caixa ministrada pela Caixeira-Régia Roxa, às 17h, e, mais tarde, a oficina Cacuriá, às 20h, atividades que estão totalmente relacionadas com a temática do documentário. Este contexto torna a exibição ainda mais especial.

O Divino em Mim

Sinopse

Vinicius volta para Alcântara (MA) para vivenciar o grande momento de comemoração e coletividade da cidade, a Festa do Divino Espírito Santo. Nesta viagem, atravessamos a Baía de São Marcos para adentrar no universo de Alcântara, onde conhecemos Andressa, estudante de dezessete anos que é bandeirinha e sonha em ser mestre sala, chegando até personagens fundamentais do festejo, como Seu Moacyr, coordenador geral da Festa e as caixeiras Marlene e Romana, lavradoras em dias normais e sacerdotisas que, há décadas, entoam canções e preservam a tradição do ritual que marca a cidade. Como em um passeio, vemos um mosaico da cidade em período de festa.

Duração: 30 minutos

Sobre o projeto

O documentário é encabeçado pela jornalista e guitarrista maranhense Luiza FC, junto à Universidade de São Paulo e o Coletivo MirimaLAB, e surgiu de sua uma grande inquietação sobre as manifestações culturais de seu próprio estado, em particular o toque das caixeiras da Festa do Divino de Alcântara, sacerdotisas que buscam preservar a tradição do que seria a primeira Festa do Divino do Estado do Maranhão. Este projeto foi contemplado com o edital Curtas Universitários, do Canal Futura em parceria com TV Globo e ABTU.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.