Oral Sin

Sedação Consciente, procedimento a quem deseja acabar com o medo ou trauma de dentista

A sedação consciente é uma técnica que permite a diminuição do nível de consciência, sem afetar a habilidade de respirar e responder a estímulos ou comandos verbais.

Publipost

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Doutor Élcio Caldas, diretor clínico da unidade Oral Sin São Luís, e Doutor Alex Dias, especializado bucomaxilofacial.
Doutor Élcio Caldas, diretor clínico da unidade Oral Sin São Luís, e Doutor Alex Dias, especializado bucomaxilofacial. (Foto: Divulgação)

Ir ao dentista, ficar horas na cadeira odontológica, boca aberta o máximo possível e ouvir aquele ‘motorzinho’ que arrepia até o ultimo fio de cabelo. Esse cenário é apavorante a diversos pacientes ansiosos e temerosos de ir ao dentista. Entretanto, esse medo ou pavor pode ser perfeitamente controlado, desde uma simples restauração de dente até o tratamento revolucionário de implantes dentários.

Isso é possível através de um procedimento chamado Sedação Consciente, destinado a qualquer pessoa apreensiva, que esteja realizando um tratamento prolongado ou tenha outras limitações. A sedação consciente é uma técnica que permite a diminuição do nível de consciência, sem afetar a habilidade de respirar e responder a estímulos ou comandos verbais.

De acordo com o doutor Elcio Caldas, diretor clínico da Oral Sin São Luís, o procedimento não é uma anestesia geral. “Define-se por um estado de depressão do nível da consciência, permitindo respirar voluntariamente e de maneira autônoma. O paciente mantém seus reflexos independente do tratamento, seja para todas as especialidades”, informou.

O doutor Elcio Caldas detalhou seu funcionamento. “Hoje contamos com o auxílio de um Médico anestesista, é ele que vai sedar o paciente através de medicações e tornar o procedimento totalmente imperceptível, costumo dizer que é o remedinho da coragem, o paciente vai realizar o seu procedimento dormindo. Vale ressaltar que é um procedimento muito seguro e que traz muitos benefícios no pós operatório do paciente pois todas as medicações já são administradas no momento da cirurgia.

O uso da sedação é utilizado há mais de 100 anos em muitos países, sendo mais frequente na América e Europa. Segundo ele, o procedimento é tranquilo, confortável e bastante seguro, se realizado em uma clínica de credibilidade. “Mesmo sendo algo simples, é importante que a sedação seja realizada em uma clínica com estrutura e profissionais capacitados no assunto”, afirmou o doutor.

É na Oral Sin, que esse time de especialistas da odontologia lapida sorrisos e ajudam a escrever novos capítulos na vida de seus clientes. São centenas de casos atendidos de forma exclusiva, baseados em um primor técnico e refinamento estético. Para conhecer mais sobre o trabalho da rede de clínicas que mais cresce no Brasil acesse nosso site: www.oralsinsaoluis.com.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.