Benefícios e malefícios

Nutricionista alerta sobre consumo de chocolate na Páscoa

Alguns tipos de chocolate fazem bem ao organismo, se consumidos em pouca quantidade.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
<b>Chocolate amargo</b> é o mais saudável, pois tem mais cacau, entre 60 a 85% e menos açúcar e gordura.
<b>Chocolate amargo</b> é o mais saudável, pois tem mais cacau, entre 60 a 85% e menos açúcar e gordura. (Foto: Divulgação)

Com cuidado e moderação dá para ser feliz com o chocolate, ovos de páscoa recheados, bombons e barras de chocolate. Ainda, se você é realmente fã, irá gostar de conhecer mais sobre ele, que encanta e vicia tanta gente no mundo, sobretudo no período da páscoa.

Já ouviu falar dos benefícios do chocolate ao organismo e suas medidas certas de consumo? A nutricionista Ingrit Oliveira destacou algumas dicas importantes para os internautas do Imirante. Veja!

Moderação

Quando consumidos na quantidade adequada, de 25 g a 40 g por dia de chocolate 70% cacau, podem proporcionar benefícios como no auxílio ao combate dos radicais livres evitando envelhecimento precoce das células e na melhora do humor, aumentando a liberação de endorfina e dopamina, que são hormônios responsáveis pelo relaxamento e sensação de bem-estar.

Você conhece os tipos de chocolate?

Chocolate branco não tem cacau e tem mais açúcar e gordura.

Chocolate ao leite é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar.

Chocolate meio amargo é o que tem de 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.

Chocolate amargo é o mais saudável, pois tem mais cacau, entre 60 a 85% e menos açúcar e gordura. Faz bem ao coração porque promove um melhor fluxo sanguíneo devido aos antioxidantes do grupo dos flavonoides que contém as catequinas, epicatequinas e procianidinas. Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois tem teobromina, substância com ação semelhante à cafeína. Durante a gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão). O composto teobromina é o responsável pelo benefício. Diminui a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos e também ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).

Atenção!

Comer chocolate rápido e em grandes quantidades, sem moderação, traz vários problemas de saúde. O consumo abusivo pode levar não só ao excesso de peso, como também à elevação da pressão arterial, taxas elevadas de glicose sanguínea, hipercolesterolemia, diabetes tipo 2, doenças coronarianas, e até agravar alguns tipos de câncer, por isso vale a pena consumir o produto apenas moderadamente.

“O corpo sabe lidar com pequenos exageros de vez em quando. O bom é saber planejar e não substituir refeições por chocolate ou cortar alimentos importantes como arroz, carne, feijão... Tanto para aliviar o organismo das calorias quanto para movimentá-lo, exercícios físicos são sempre recomendáveis, acompanhado de um profissional habilitado”, explica a profissional.

Se não prevenir, é bom remediar!

Para quem exagerar na delícia e ficar com peso na consciência, pode-se tomar um copo de 200 ml de água com o suco de um limão – a fruta tem poder adstringente, limpando o organismo das toxinas do chocolate.

Já na segunda-feira pós-páscoa, deve-se retornar ao programa alimentar saudável e sua rotina de treinos o quanto antes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.