Mulheres que Transformam a Ilha

Documentário destaca mulheres de São Luís que atuam como empreendedoras sociais

A produção é do projeto <i>Su Casa, Mi Causa</i> para divulgar iniciativas que geram impacto social positivo nas comunidades onde atuam.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
<I>Mulheres que Transformam a Ilha</i> será lançado na próxima terça-feira (30).
<I>Mulheres que Transformam a Ilha</i> será lançado na próxima terça-feira (30). (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Você já ouviu falar em “Empreendedorismo social”? Para divulgar a ideia, será lançado este ano o documentário maranhense Mulheres que Transformam a Ilha, que vai contar a história de empreendedoras que geram desenvolvimento e impacto social positivo em São Luís por meio de suas iniciativas.

O documentário faz parte do projeto Su casa, Mi causa, que nasceu em abril de 2017 com a intenção de usar o audiovisual para contar histórias de empreendedores sociais. O termo “empreendedorismo social” designa uma forma de empreender com a missão de gerar impacto positivo para o enfrentamento de problemas sociais, como falta de acesso a educação, baixa geração de renda, dar acesso serviços básicos de saúde, dentre outros.

“Reconhecer o trabalho das mulheres que já fazem esse tipo de trabalho e inspirar outras pessoas é o propósito do documentário, além de destacar a força da mulher em seus diferentes contextos e realidades sociais. Esse material fala de São Luís, mas trata de um cenário que pode ser encontrado em qualquer parte do país”, afirma Monique Moraes, idealizadora do projeto Su casa, Mi causa.

Foram entrevistadas representantes de ONGs, cooperativas, negócios sociais e projeto social para apresentar os diferentes perfis e formas de atuar distintas.

A equipe técnica é formada por quatro mulheres: Monique Moraes (produtora), administradora e idealizadora do Su casa, Mi causa; Quilana Viégas (videomaker), fotógrafa e produtora na Arroz de Cuxá Produções; Ingrid Barros (videomaker), fotógrafa, advogada e editora no site Sobre o Tatame; Luiza Fernandes (editora), jornalista e produtora na Mirima Produções.

O documentário será lançado na próxima terça-feira (30), às 20h no Cine Praia Grande. E também ficará disponível no Youtube, no canal do projeto Su casa, Mi causa.

Sobre o documentário

As diferentes realidades das mulheres empreendedoras sociais no contexto de São Luís-MA, é o tema central desse trabalho. O documentário destaca os desafios que a mulher ainda enfrenta para empreender, seja por questões financeiras, por falta de acesso a melhores oportunidades, ou pela desigualdade de gênero.

Em 32 minutos de filme, os relatos tocam em pontos importantes para o desenvolvimento do empreendedorismo social no cenário local, além de destacarem o que já está sendo feito e dando certo. Os relatos são pessoais, de mulheres que atuam como empreendedoras, pesquisadoras ou ligadas a organizações de fomento.

E ainda que o cenário não seja o esperado, essas mulheres deixam clara a força que a coletividade tem para transformar.

Veja o teaser:

#Serviço

O quê: Lançamento do documentário maranhense “Mulheres que transformam a Ilha”

Quando: 30 de janeiro de 2017, terça-feira, às 20h

Onde: Cine Praia Grande, Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Rampa do Comércio, 200, Praia Grande, São Luís, MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.