Carnaval 2018

Prefeitura divulga edital para credenciamento artístico

O edital possibilita a habilitação de atividades artísticas para compor a programação do carnaval 2018.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
Podem participar os grupos culturais com ou sem fins lucrativos, em funcionamento há pelo menos um ano e com sede em São Luís.
Podem participar os grupos culturais com ou sem fins lucrativos, em funcionamento há pelo menos um ano e com sede em São Luís. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís, junto com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), está realizando o Credenciamento Artístico para o Carnaval de São Luís de 2018. Os grupos estão sendo convocados pelo Edital Nº 14/2017 – PMSL/SECULT, que prevê a habilitação de propostas de atividades artísticas para compor a programação dos eventos de pré-Carnaval e Carnaval. O edital completo pode ser acessado no site.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de dezembro, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua do Mocambo, nº 253 - Centro, de segunda a quinta-feira, das 13h às 18h, e nas sextas-feiras das 8h às 14h, considerando-se os dias úteis. Não serão aceitas inscrições enviadas por fax, correio eletrônico, sedex, ou qualquer outra forma distinta.

Podem participar os grupos culturais com ou sem fins lucrativos, em funcionamento há pelo menos um ano e com sede em São Luís. Caso a natureza do registro seja Pessoa Física, este deve ser maior de 18 anos, maranhense, ou radicado no Maranhão há pelo menos cinco anos, com comprovada atuação na atividade de sua inscrição há pelo menos seis meses na cidade de São Luís.

Categorias:

As categorias para o credenciamento são 'Agremiações Carnavalescas' e 'Manifestações Culturais, Populares e Tradicionais'. A primeira se refere a criações coletivas de comunidades, fundadas na tradição, com figurino e adereços próprios, sendo: Escola de Samba, Bloco Tradicional (Grupos A e B, de acordo com a classificação da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos e da Academia de Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão), Bloco Organizado, Bloco Alternativo, Alegoria de Rua, Turma de Samba e Cordões Carnavalescos.

Já a segunda é referente a criações coletivas de comunidades, fundadas na tradição e transmitidas oralmente ou através de gestos, as quais envolvem linguagens como dança, música, teatro, artes plásticas, pinturas corporais, e/ou cantos sagrados, a exemplo do Tambor de Crioula, Bloco Afro, Tribo de Índio, Trupes de Carnaval, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.