Evento acadêmico

Encontro Internacional de Currículo tem inscrições abertas

O evento tem o objetivo de realizar a promoção de debates.

Na Mira, com informações da UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
(Foto: divulgação)

SÃO LUÍS – Com inscrições abertas, o II Encontro Internacional de Currículo da Educação Básica será sediado na Cidade Universitária Dom Delgado, entre os dias 21, 22 e 23 de março de 2018. O evento tem o objetivo de realizar a promoção de debates e socialização das diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão que discutem o currículo da educação básica, além de divulgar trabalhos científicos produzidos por alunos, professores e pesquisadores dos diversos cursos da UFMA e de outros institutos de ensino superior.

As inscrições, incluindo de autores e coautores de trabalhos, podem ser efetuadas pelo site do evento até o dia 15 de março, variando entre R$ 30 e R$ 150 para estudantes de graduação, pós-graduação, professores de educação básica e superior, de acordo com os lotes. Todos os participantes que tiverem pelo menos 75% de presença no evento e minicursos receberão um certificado após o término do encontro.

No primeiro dia, 21 de março, após a exposição de pôsteres, acontecerá a mesa-redonda com o tema “As interfaces entre o currículo e a alfabetização: olhares”, com o professor da Universidade Estadual Paulista, Dagoberto Buim Arena, e o professor da Universidade Estadual do Maranhão, Severino Vilar de Albuquerque. No mesmo dia, haverá a conferência de abertura com a temática “O teu e o meu olhar transformam o currículo? Permissões, transgressões e desafios”, a ser ministrada pela professora da Universidade de Aveiro, Portugal, Idália Sá Chaves.

De acordo com a programação, o segundo dia contará com duas mesas-redondas: a primeira, “Cultura digital, currículo e inovação”, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Simone Lucena, e o professor da Universidade Federal do Maranhão, João Batista Bottentuit Júnior; e a segunda, intitulada “A relação entre o papel do coordenador pedagógico e o currículo escolar em movimento: perspectivas e desafios”, do professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paulo Eduardo Dias de Mello, além dos docentes da Universidade Federal do Maranhão, Antônio de Assis Cruz Nunes e José Bolívar Burbano Paredes.

No último dia, haverá uma mesa-redonda que proporá o debate “O currículo da educação básica e a formação de professores: os saberes urgentes e necessários”, tendo como conferencistas a professora da Universidade Federal de Minas Gerais Maria Carolina Silva Caldeira e as professoras da Universidade Federal do Maranhão Rosemary Ferreira da Silva e Maria do Socorro Estrela.

A programação também é formada por minicursos no dia 23, entre as 14h e as 18h. A conferência de encerramento trará uma discussão sobre “As perspectivas materiais e político-sociais do planejamento da formação docente”, com o professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro José Lucas Pedreira Bueno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.