Noite Literária

13ª Noite Literária do Colégio Cenaza homenageia escritores maranhenses

O evento literário ocorre desde 2003 e é desenvolvido pelos próprios estudantes.

Adriano Soares / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
O evento literário ocorre desde 2003 e é desenvolvido pelos próprios estudantes.
O evento literário ocorre desde 2003 e é desenvolvido pelos próprios estudantes. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS – Arte, literatura e muito talento foi visto na 13ª Noite Literária do Centro Educacional Nossa Senhora de Nazaré (Cenaza), realizada nesse sábado (25), que contou com a participação de alunos, professores, equipe pedagógica, familiares e convidados dos estudantes.

Em sua 13ª edição, o projeto é desenvolvido pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, sob orientação do professor de literatura Tarcísio Vagner da Silva. Segundo ele, a função é projeto é tirar um pouco o aluno do vício da internet e do celular, além de resgatar a cultura maranhense. “São seis obras literárias, de autores diferentes. Este ano, todos os autores trabalhados são maranhenses, como Maria Firmina, Odylo Costa, filho, Graça Aranha, Ferreira Gullar, entre outros”, ressalta o professor Tarcísio Vagner.

“O projeto Noite Literária surgiu da importância de divulgar textos em prosa e poesia para contrapor ao mundo mecanizado que estamos expostos a todo instante”, continua o professor.

Encenações

Várias encenações baseadas nas obras dos autores maranhenses foram apresentadas no palco, para um grande e atencioso público. Na 13ª Noite Literária do Colégio Cenaza, os estudantes apresentaram uma peça de comédia, quatro de drama e entre uma encenação e outra foram feitas quebras baseadas na obra de Ferreira Gullar, como a recitação do poema “Não Há Vagas”.

Não só professores da área das letras se envolvem no projeto, mas todo o corpo de docentes, como é o caso do professor de Matemática Jeferson Fonseca. Atuando no backstage, o professor fala dos benefícios que a 13ª Noite Literária traz aos alunos. “Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos aprendem muitos valores como o respeito, trabalho em equipe e a inibição. Esse é o momento deles extravasarem”, afirma Jeferson Fonseca.

Noite Litarária

Uma das principais funções do projeto Noite Literária é contribuir para que os estudantes conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional. Além disso, a Noite Literária visa resgatar a cultura de contar histórias, recitar poesias, despertar o gosto pela leitura, envolvendo a comunidade escolar interna e externa para assistir boas peças teatrais, em um momento de descontração e inovação. “Esse momento é muito esperado, pois trabalhamos oralidade, a própria interpretação, a voz, a postura no palco. Tudo isso é muito importante para a vida dos estudantes, pois esses jovens irão para um mundo de uma competitividade muito grande, onde a voz deve ter vez”, afirma Maria do Socorro de Moura, diretora geral do Colégio Cenaza.

Lições

Umas das várias apresentações que abrilhantaram a 13ª Noite Literária foi a encenação da obra “Conflito” da maranhense Dagmar Destêrro, apresentada pelos estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Um trabalho em equipe, onde os alunos puderam aprender várias lições como, mais uma vez, o trabalho em equipe e outros como confiança nos relacionamentos, já que a obra trata de conflitos amorosos. “A construção do enredo da peça foi algo que me chamou bastante atenção, pois o encenamos acontece muitas vezes na vida real. Tivemos um tempo de preparação de cerca de 20 dias. Foi um trabalho em equipe, onde tivemos muito empenho”, conta a estudante Ana Beatriz Tavares.

Por meio de projetos como o Noite Literária, o Colégio Cenaza desenvolve, junto com os estudantes, estratégias necessárias para a melhoria do ensino e da aprendizagem.

Abaixo, preparamos uma galeria de fotos com os melhores momentos da 13ª Noite Literária do colégio Cenaza. Confira!

13ª Noite Literária Colégio Cenaza

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.