Cultura

Negros nos quadrinhos será tema de debate em São Luís

Tema será discutido durante o 5º encontro do Clube de Leitura e Estudos de Quadrinhos.

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Killmonger e Pantera Negra em trecho dos quadrinhos.
Killmonger e Pantera Negra em trecho dos quadrinhos. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - No próximo encontro do Clube de Leitura e Estudos de Quadrinhos de São Luís, será discutido não uma obra em particular, mas um tema. O tema do debate é a representação do negros nos quadrinhos.

Mais do que simples entretenimento, os quadrinhos fazem parte de um terreno de disputa que, em nível cultural/político/econômico, produz e reproduz conflitos que se expressam na sociedade. Um desses conflitos gira em torno dos estereótipos construídos e veiculados sobre negros e negras. Há também posturas de questionamento do racismo através dos quadrinhos que serão apresentadas e discutidas.

O debate será conduzido por Jessica Ellen (assistente social, colaborada do Centro de Cultura Negra do Maranhão e leitora de quadrinhos) e por José de Ribamar Gomes de Sousa Filho, vulgo Riba Chinaski (professor de História do IFMA, militante pelos direitos de grupos minoritários e pesquisador de quadrinhos).

O encontro ocorre neste sábado (25), das 9h às 12h, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, que fica na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís. Ainda no dia 25, após a discussão de quadrinhos, haverá um curso sobre a história e a linguagem dos quadrinhos, ministrado pelo professor Márcio Rodrigues. A aula será sobre quadrinhos produzidos no continente africano e/ou por quadrinistas africanos.

O clube é aberto a tod@s que queiram se aprofundar na leitura dos quadrinhos. Obras nacionais e internacionais serão debatidas, independente do gênero, estilo ou época.

Maiores informações através do telefone/whatsapp (98) 99111-4775 ou acessando a página do evento no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.